Gnocchi de batata com molho de sálvia e manteiga

Leve e divino! Se quiser, pode também serví-lo com o maravilhoso molho de tomate da Badia a Coltibuono.

 

 

Vai precisar de…
600g de batatas médias (equivale a 3 batatas)
70g de farinha de trigo
40g de fécula de batata
20g de queijo parmesão ralado
20 folhas de sálvia fresca
100g de manteiga
Sal e pimenta
Farinha de trigo para polvilhar, passar nas mãos e enrolar os gnocchi

 

Vai precisar de…
1- Descasque as batatas, corte-as em fatias grossas e coloque para cozinhar em fogo alto em uma panela com água e 2 colheres de cafezinho de sal.
2- Enquanto as batatas cozinham, coloque a manteiga em uma frigideira, em fogo baixo, espere derreter e acrescente as folhas frescas de sálvia, uma pitada de sal e pimenta (demos 4 voltas do pimenteiro). Deixe assim por 5 minutos, desligue o fogo e mantenha na própria panela.
3- Quando as batatas estiverem cozidas, passe-as no espremedor de batata como se estivesse fazendo um purê. Misture a fécula de batata e a farinha de trigo em um recipiente e depois misture às batatas amassadas. Coloque 1 colher de cafezinho de sal e pimenta (demos quatro voltas do pimenteiro) e misture novamente.
4- Coloque bastante água em uma panela funda, tampe e deixe ferver. Quando estiver começando a ferver, coloque 2 colheres de cafezinho de sal.
5- Enquanto a água ferve, polvilhe uma tábua de madeira com farinha de trigo (você vai precisar de bastante farinha) e prepare os gnocchis: polvilhe as mãos com farinha de trigo; coloque 1 colher de sopa da massa na tábua e polvilhe-a com farinha de trigo; pegue uma quantidade pequena de massa – menor que uma bola de gude – e faça uma bolinha com ela, depois deixe a mão de baixo parada e mova a mão de cima delicadamente para frente e para trás, para que a bola tome uma forma mais cilíndrica. Coloque-a na tábua polvilhada e dê uma leve pressionada com um garfo para finalizar. É para deixar a marca do garfo na massa. Veja no filme.
6- Durante este processo, a água já deverá estar fervendo. Vá fazendo os gnocchis e colocando na água fervendo. Eles irão afundar. Quando subirem para a superfície, espere 10 segundos, retire-os com uma espumadeira e coloque diretamente na panela com manteiga e sálvia.
7- Quando toda a massa estiver cozida e no molho de sálvia, envolva-a com o molho, polvilhe com queijo parmesão e está pronto para servir!

#DicaDaTia: recomendamos que você coloque apenas 1 gnocchi na água quente para testar, antes de começar a cozinhá-los. Espere ele afundar, subir e veja se está tudo certinho, então coloque o resto. Fazemos esse teste sempre que fazemos massa em casa.


gnocchi_de_batata_com_molho_de_salvia_e_manteiga_4

gnocchi_de_batata_com_molho_de_salvia_e_manteiga_1

gnocchi_de_batata_com_molho_de_salvia_e_manteiga_8

gnocchi_de_batata_com_molho_de_salvia_e_manteiga_6

gnocchi_de_batata_com_molho_de_salvia_e_manteiga_12

Sugestão de servir o gnocchi em porções pequenas, como entrada:
gnocchi_de_batata_com_molho_de_salvia_e_manteiga_9

nhoque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*