Rigatonis recheados com pasta de grão de bico

Essa massa é um ótimo acompanhamento para quem ama grão de bico ou quer algo com um sabor mais leve para acompanhar um filé na manteiga.

Além do rigatoni, temos mais duas opções de como servir a pasta de grão de bico: fazer bolinhas e colocar para assar por cima da manteiga de sálvia com queijo parmesão ralado; ou colocar a manteiga de sálvia na massa de grão de bico, bater mais no multiprocessador e serví-la com torradas ou em porções individuais como entrada. Delicia!

Serve de 4 a 6 pessoas

Vai precisar de...

200g de grão de bico
3 colheres de sopa cheias de queijo brie picado
10 folhas de sálvia fresca
1 colher de sopa cheia de manteiga
250g de rigatoni número 79
7 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de cafezinho de pimenta moída
2 colheres de chá de noz moscada
2 colheres de cafezinho de sal para ferver o grão de bico + 2 para cozinhar o rigatoni + 1/2 para a manteiga de sálvia
Queijo parmesão ralado para polvilhar

 

Utensílios
1 travessa refratária com aproximadamente 20x20cm

 

Vamos começar

1- Lave o grão de bico em água corrente e coloque-o em uma panela de pressão com água e 2 colheres de cafezinho de sal por 1 hora, em fogo médio, até que estejam amolecidos.
2- Enquanto isso, corte o queijo brie em cubos pequenos e misture-os com a pimenta moída e noz moscada. Reserve.
3- Em uma panela bem pequena, misture a manteiga, 1 colher de sopa de azeite de oliva, folhas de sálvia frescas e 1/2 colher de cafezinho de sal. Deixe esquentar em fogo baixo por 7 minutos e coloque na travessa refratária. Reserve.
4- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
5- Quando der o tempo do grão de bico, desligue o fogo da panela de pressão, espere toda a fumaça sair e abra a tampa. Escorra e comece a preparar a pasta: no mix ou multiprocessador, coloque o grão de bico cozido e escorrido, 6 colheres de sopa de azeite de oliva e o queijo brie temperado com pimenta e noz moscada. Bata tudo até formar uma massa consistente. Sua pasta de grão de bico está pronta!
6- Coloque bastante água em uma panela alta para ferver em fogo alto e tampada. Quando começar a ferver, coloque o rigatoni e 2 colheres de cafezinho de sal até dar o tempo de cozimento da embalagem para al dente.
7- Quando der o tempo da massa, escorra-a e espere esfriar um pouco. Pegue uma a uma e recheie com a pasta de grão de bico. Veja no filme.

 

#DicaDaTia: nós testamos fazer bolinhas com a massa e colocar na mesma travessa do rigatoni recheado e ficou uma delícia!

 

8- Assente a massa em pé na travessa por cima da manteiga de sálvia, regue com um pouco da manteiga e polvilhe com queijo parmesão. Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos.

 

 

#DicaDaTia: você pode fazer com rigatoni de outro tamanho que não seja o 79. Só veja a proporção da pasta de grão de bico para a quantidade de rigatoni.

ragatonis-recheados-com-grao-de-bico-1

Queijo brie temperado com pimenta e noz moscada
Queijo brie temperado com pimenta e noz moscada
Rigatonis antes de ir ao forno
Rigatonis antes de ir ao forno

ragatonis-recheados-com-grao-de-bico-5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*