Torta de Chocolate Amargo de David Lebovitz

Vai precisar de...

De David Lebovitz 
Muito bom, delicado e saboroso
340g de chocolate amargo 70% ou meio amargo, grosseiramente picado (Usei chocolate 73% e ficou muito bom)
140g de manteiga sem sal, em cubos, além de manteiga adicional para untar a forma
2/3 xícara (8 colheres de sopa). Usei o açúcar refinado
5 ovos grandes, separados, à temperatura ambiente
5 colheres sopa (45g) de farinha de trigo ou 4 colheres de sopa de farinha de amêndoa (Usei a farinha de amêndoas)
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
Cacau em pó sem açúcar, para polvilhar a forma
1 forma de 23cm de diâmetro que solta o fundo.

Vamos começar

1. Unte com manteiga uma forma que solta o fundo de 23cm de diâmetro. Polvilhe o interior com cacau em pó e retire qualquer excesso. Reserve e pré-aqueça o forno 180 ºC.
2. Coloque o chocolate e a manteiga em banho-maria até que  derretam mexendo de vez em quando e até ficar homogêneo.  Retire do fogo, coloque na tigela da batedeira e comece a bater em velocidade baixa com  4 colheres de sopa de açúcar, (65g) em seguida coloque as gemas, farinha de trigo ou farinha de amêndoa, e baunilha. Bata por 3 a 5 minutos Reserve.
3. Separadamente comece a bater as claras em neve em velocidade média. Quando eles começarem a ficar espumosas, aumente a velocidade para alta, acrescente o sal e bata até que as claras de ovo comecem a ficar em neve. Continue a bater e adicione gradualmente o restante do açúcar , 4 colheres de sopa de açúcar, (65g) até que as claras estejam firmes o suficiente para manter sua forma, mas não muito rígidas ou secas.
4. Usando uma espátula, dobre um terço das claras na mistura de chocolate, depois dobre as claras restantes, até que não haja listras visíveis de clara em neve. Coloque a massa na forma untada, alise a parte superior e asse até que o centro do bolo fique QUASE pronto, mas ainda bem úmido, cerca de 20 a 25 minutos. (Se estiver usando farinha de amêndoa, pode levar até 30 minutos.) Um palito inserido no centro deve sair com apenas algumas migalhas úmidas.
5. Retire o bolo do forno e deixe esfriar. Depois de esfriar, passe uma faca ao redor da parte externa do bolo para soltá-lo das bordas da forma e em seguida, remova a parte externa da forma.
Servir: Sirva o bolo com chantilly levemente açucarado, ou com sorvete, e talvez um pouquinho de calda de chocolate se preferir
Armazenamento: O bolo irá manter a temperatura ambiente por até três dias, mas não será tão úmido ou macio e cremoso após o primeiro dia. Pode ser congelado por até dois meses.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.