Galettes brasileiros

Esta receita é baseada numa versão francesa feita com galettes: um crepe feito com trigo sarraceno, difícil de ser encontrado no Brasil. Tomamos como referência a receita do livro Especialidades Francesas, que é original.

 

 

Vai precisar de…
1 panqueca grande (é a mesma massa que usamos para fazer as panquecas de doce de leite. Ela pode ser congelada e é fácil de fazer)
1 fatia de presunto
1 ovo pequeno
1 colher de sobremesa de manteiga
Queijo a gosto (usamos 1 colher de sobremesa)

Vamos começar!
Em uma frigideira grande, coloque meia colher de sobremesa de manteiga em fogo médio e espalhe enquanto ela derrete. Quebre o ovo em um canto da frigideira com muito cuidado para que a clara não espalhe. Ela deve ficar do menor tamanho possível. Quando o ovo estiver ficando pronto, coloque a panqueca já pronta (veja #DicaDaTia abaixo) na mesma frigideira e rale queijo por cima. Quando o queijo derreter, coloque a fatia de presunto no centro da panqueca, dobrada ao meio. Quando o ovo estiver no ponto, coloque no centro da panqueca por cima do presunto e dobre as quatro pontas, deixando a gema para fora.

#DicaDaTia: a panqueca feita na panquequeira pode ficar pequena para dobrar. Fizemos nossa panqueca em uma frigideira de 20cm de diâmetro.

#DicaDaTia: se não tiver uma frigideira grande o suficiente para fazer o ovo e a panqueca, pode fazer em frigideiras separadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*