Lagosta no azeite de oliva

De Fred Carvalho

 

 

Vai precisar de…
Para a lagosta
1 cauda de lagosta com 300g
2 dentes de alho inteiros e descascados
1 colher de cafezinho de sal
Azeite de oliva (usamos 500ml)
1 limão para lavar a lagosta

Para o molho
1 colher de sobremesa rasa de salsa picada
1 dente de alho espremido
1 colher de sopa de manteiga com sal

 

Vamos começar!
1- Tire a tripa da cauda e a cartilagem da barriga. Tente comprar a lagosta já sem a tripa.
2- Coloque na água com limão para lavar por 5 minutos.
3- Enquanto isso, esprema 1 dente de alho e 1 colher de sopa de manteiga e coloque numa panelinha em fogo baixo. Espere o alho perfumar, coloque a salsa, espere mais um pouco e reserve. Este é o molho que você vai regar a lagosta quando estiver pronta.
4- Retire a lagosta da água com limão, escorra bastante, seque com papel toalha e espete um palito de churrasco de uma ponta a outra na cauda para que ela fique reta como mostra no filme.
5- Coloque azeite de oliva na panela, os dentes de alho inteiros e descascados e sal e espere esquentar. Coloque a cauda da lagosta com a casca para baixo (não deixe o azeite esquentar muito, senão, ao colocar a lagosta, ele vai espirrar muito).

#ObsDaTia: o fogo deve ser graduado manualmente. Se o azeite esquentar muito, irá espirrar bastante. Pode abaixar o fogo. Se sentir que o azeite está esfriando, aumente e por aí vai.

6- Quando a casca ficar vermelha, espere um pouco, vire a carne para baixo, espere uns 2 minutos e vire a carne para cima outra vez.
7- Se certifique de que a lagosta esta cozida – corte com garfo e faca -, retire, regue com o molho e sirva imediatamente!

Dos deuses!!!

#DicaDaTia: Se sobrar, desfie, regue com o molho de manteiga e coloque em uma salada com batatinha cozida.
#DicaDaTia: Se quiser fazer duas caudas de lagosta, não precisa mudar nada na receita, apenas dobrar a quantidade de molho. O resto do processo é o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*