Bolo de chuchu – Surpreendente

De Carolina Nabuco

– Vamos cozinhar o que agora, mãe?
– Bolo de chuchu.
– Bolo de chuchu? Ninguém vai fazer bolo de chuchu!

Nenhuma receita neste blog nos surpreendeu tanto quando essa. Chuchu é conhecido como um legume sem graça, mas este bolo é muito bom! Leve e uma delícia! Servimos no jantar e já estão pedindo bis. Pode não dar aquela água na boca imediata que um bolo de chocolate daria, mas garantimos que vale muito a pena!

Você pode serví-lo puro, coberto com molho de tomate, Ragu, molho de carne assada, com ovo poché, salada etc.

 

 

Vai precisar de…
3 chuchus
100g de pão de forma (3 fatias sem casca)
100g de leite em pó (4 colheres de sopa)
2 colheres de sopa de queijo parmesão
2 ovos para bater claras em neve
1 colher de sobremesa de manteiga
3 colheres de cafezinho de sal
1/2 colher de cafezinho de pimenta moída
Manteiga para untar a forma
1 assadeira para fazer banho-maria

 

Vamos começar!
1- Pré-aqueça o forno a 230ºC.
2- Descasque os chuchus, retire o miolo, corte-os em tiras e coloque numa panela com água e sal para cozinhar. Rale o queijo parmesão.
3- Separe claras e gemas colocando as claras na tigela da batedeira e as gemas, em outro recipiente. Bata as gemas ligeiramente com um batedor e reserve.
4- Bata bastante as fatias de pão no liquidificador até virarem pó e misture com o leite em pó, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, manteiga, as gemas ligeiramente batidas e pimenta.
5- Depois de cozidos, escorra e amasse os chuchus com um garfo.
6- Comece a bater as claras em neve. Enquanto isso, unte uma forma com manteiga e misture o chuchu com a mistura do pão. Acerte o sal e coloque mais 1 colher de cafezinho de pimenta moída.
7- Quando as claras estiverem batidas em neve, misture-as ao resto, coloque na forma untada e em banho-maria no forno pré-aquecido por 1 hora. Espere 3 minutos, desenforme e vire o lado de novo para que a parte dourada fique para cima. Bom apetite!

bolo_de_chuchu_mont1

 

 

bolo_de_chuchu_6

 

bolo_de_chuchu_8

 

bolo_de_chuchu_9
Com ragu!

  • Olá , amei a receita Hj mesmo eu minha filhota comemos chuchu !! rs !!
    este tipo de acompanhamento é muito bom !!!
    Olha as aulas dela começaram ontem pelo ARROZ e amou a salada , c/ figos e o docinho de uva , ja comprou até a pasta p/ as suas receitas .. rs….Os Segredos fazendo escola… ela esta encantada c/ a forma tão simples que vcs explicam td c/ os detalhes !!! Parabéns !!!
    Bj,
    Márcia
    Ah !! ela quer aprender a receita do Feijão Mulatinho , aquele que vc ganhou !!!vc usa cuentro ?? pq. lá em SSa usam né ?? que delícia !!!KKK , MC

  • Olá Marcia,
    Ficamos felizes de saber que estamos contribuindo para que sua filha se desenvolva na cozinha!! Este é um dos nossos principais objetivos!

    Não colocamos coentro no feijão mulatinho, fazemos da seguinte forma: colocamos as carnes salgadas de véspera na água para tirar o sal e temperamos a carne de boi, também de véspera, com todos os temperos: cebola, alho, salsa, cebolinha, tomate, folha de louro etc.

    No dia seguinte, tiramos as carnes salgadas da água, colocamos em uma panela para dourar dos dois lados somente com um fio de azeite ou óleo. Depois colocamos a carne de boi com os temperos até dourar dos dois lados na mesma panela. Então, diminuímos o fogo, colocamos o feijão, deixamos dar uma recheada por 15 minutos e colocamos água quente aos poucos até o feijão ficar no ponto.

    Fazemos assim com feijão preto também.

    Beijos,
    Tia Emília

    • Olá Emília, serve de 6 a 8 pessoas como acompanhamento em um almoço ou jantar. Se quiser sugestões do que servir com ele, estamos à disposição :) Beijos e uma ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*