Porco de Mira

Via Carla Valério de Carvalho

#ObsDaTia: esta receita é feita originalmente com lombo de porco, mas como em casa tinha filés de suíno e estavam grandes, resolvi fazer com eles mesmo.

Tivemos uma sensação muito nostálgica quando esse porco ficou pronto, por ele levar pouco tempero e nenhum extrato e ficar com uma cor forte e bonita e ter aquele sabor de comida saudável, como era feita antigamente. Vale a pena experimentar!

Você deve temperá-lo de véspera.

 

 

Vai precisar de…
Para a véspera
1 xícara de folhas de hortelã picadas
1.400g de filé de porco ou lombo
1 colher de sobremesa de sal
4 dentes de alho
Limão para lavar o porco

Vamos começar na véspera
1- Limpe todo o porco retirando qualquer gordura e pele que ele tenha. Coloque-o em uma bacia com água e 1 limão espremido, esfregue brevemente o limão no porco e deixe por 15 a 20 minutos nesta água.
2- Enquanto isso, pique o hortelã e amasse sal e alho em um pilão. Misture sal e alho amassados no recipiente do hortelã picado.
3- Descarte a água com limão do porco, lave-o em água corrente e tempere-o esfregando com a mistura de hortelã, alho e sal. Coloque numa tigela, cubra com papel filme e leve à geladeira por um dia.

Vai precisar de…
Para o dia seguinte
5 cebolas picadas ou cortadas em fatias finas
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de óleo
500ml de caldo de carne ou verdura quente (usamos o de verdura porque era o que tínhamos em casa)
400ml de água quente

Vamos começar!
1- Retire o porco da geladeira e reserve.
2- Fatie as cebolas, coloque numa panela com azeite e óleo em fogo alto e deixe-a soltar e secar todo o seu líquido e começar a dourar, mexendo de vez em quando. Veja no filme. Em seguida, coloque o porco até que ele mude de cor e fique levemente dourado. Vire-o de lado de vez em quando.
3- Enquanto isso, coloque o caldo de carne ou verduras esquentar.
4- Quando o porco estiver dourado, coloque caldo quente suficiente para cobrir sua metade. Passe a colher de pau no fundo da panela para soltar o tempero grudado, tampe a panela e coloque água para ferver. Complete aos poucos com água quente quando necessário (conforme o caldo for secando, coloque água). Cozinhe de 1h30 a 2h ou até que o porco esteja macio.
5- Pré-aqueça o forno a 230ºC enquanto o porco esta cozinhando.
6- Depois de cozido e macio (espete com um garfo para saber), unte uma assadeira com azeite de oliva e coloque o porco com todo o seu caldo. Leve ao forno pré-aquecido e regue sempre para ele não ressecar. Quando estiver dourado, esta pronto!

#DicaDaTia: se seu fogão tem grill, ao final, acenda-o e deixe por 3 minutos.

porco_de_mira_1

 

porco_de_mira_2

 

porco_de_mira_3

 

porco_de_mira_4

 

porco_de_mira_5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*