Sopa de alho

Do livro A Cozinha da Alcobaça

Para quem não tem a receita de um bom caldo de galinha, vamos postar na semana que vem. Vale a pena esperar, essa sopa é maravilhosa!

 

 

Vai precisar de…
9 dentes de alho (6 com casca e 3 descascados)
2 gemas
3 colheres de sopa de azeite de oliva
6 xícaras de caldo de galinha
3 colheres de cafezinho de sal para o caldo dessalgado

 

Vamos começar!
1- Em uma panela pequena, coloque água e os 6 dentes de alhos com casca e deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos.
2- Enquanto isso, esprema os 3 dentes de alhos descascados em uma frigideira pequena e coloque 1 colher de sopa de azeite de oliva. Leve ao fogo médio até que fiquem levemente dourados.
3- Coloque o caldo de galinha para esquentar em fogo baixo e com a panela tampada, ele não deve ferver. O nosso caldo estava totalmente sem sal, então colocamos 3 colheres de cafezinho de sal.
4-Quando os 3 dentes de alho espremidos ficarem dourados, acrescente ao caldo e tampe a panela novamente. Quando der os 15 minutos dos alhos com casca, retire-os da panela, descarte a água e esprema-os para tirar a casca. O alho vai sair como se fosse um pirãozinho.
5- Separe as claras das gemas e bata as gemas com um batedor manual. Acrescente o pirãozinho de alho e as 2 colheres restantes de azeite de oliva e bata até ficar uniforme. Despeje a mistura no caldo quente e mexa sem deixar ferver para não talhar. Está pronto!

“Essa sopa, servida com torradinhas amanteigadas e crocantes, é de outro mundo”, diz Dona Laura. E é mesmo, Dona Laura! Maravilhosa!

sopa_de_alho_1

 

sopa_de_alho_3

 

sopa_de_alho_4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*