Bifes à Parmegiana (ou à milanesa)

De Nea

Este prato tem dois nomes, pois para você fazer bifes à parmegiana, precisa fazê-los à milanesa antes.
Basta preparar somente até a etapa de empanar os bifes, que podem acompanhar gnocchi com molho de sálvia, purê de mandioquinha, arroz com sálvia, feijão de corda, arroz brancobatata palha, suflê de queijo, batatas assadas com alecrim, ramequin de cenoura, arroz de leite, batatas doces crocantes e muitos outros.

 

Vai precisar de…
Para o bife
6 bifes de filé mignon
6 fatias de queijo mussarela
1 1/2 xícara de farinha de rosca
1 xícara de óleo para fritar
3 ovos
2 dentes de alho
2 colheres de cafezinho de sal

Para o molho de tomate
20 folhas de manjericão
1 lata de pomodori pelati (ou tomates pelados)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de açúcar
1 cebola média
2 colheres de cafezinho de sal
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado para finalizar o prato

Vamos começar!
Temperando os bifes
1- De uma peça inteira de filé mignon, corte 6 pedaços com 2 a 3 dedos de espessura. Coloque-os em uma tábua de cortar e cubra com duas camadas de papel filme. Bata com um batedor de carne até que eles afinem, para virarem bifes.
2- Em um pilão, amasse o alho e o sal até que forme uma pasta e tempere os bifes: passe a pasta dos dois lados de cada fatia e reserve-os empilhados, para pegar o gosto. Veja no filme. Enquanto descansam, faça o molho de tomate.

Preparando o molho de tomate
3- Pique a cebola. Abra a lata dos tomates pelados, despeje-os em um recipiente com o sumo e corte-os em 3 a 4 pedaços.
4- Em uma panela e em fogo baixo, coloque a cebola picada, o azeite de oliva e deixe apenas amolecer, mexendo de vez em quando. Em seguida, coloque os tomates pelados, o açúcar, o sal e o manjericão e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 a 20 minutos com a panela semi tampada. Marque em um relógio e vá preparar os bifes enquanto isso. Quando der o tempo, apenas desligue o fogo do molho.

Finalizando os bifes
5- Coloque os 3 ovos em um recipiente de borda baixa e bata-os com um batedor manual, até que estejam bem espumados. Coloque a farinha de rosca em um recipiente semelhante. Passe os dois lados dos bifes no ovo e depois na farinha de rosca para empanar.
6- Coloque a xícara de óleo numa frigideira em fogo alto e deixe esquentar – faça o teste do óleo para saber se está quente. Diminua o fogo para médio/alto e coloque os bifes para fritar sem que se sobreponham e até que fiquem levemente dourados dos dois lados.
7- Vá retirando os bifes e colocando-os um ao lado do outro em uma travessa com papel toalha, para chupar o óleo. Até esta etapa, você preparou belos bifes à milanesa.

Finalizando o parmegiana – com molho e bifes prontos, é só montar!
8- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
9- Numa travessa refratária, assente os bifes um ao lado do outro, coloque 1 fatia de queijo mussarela em cima de cada bife, o molho de tomate por cima e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos, para esquentar e deixar o queijo derreter.

Depois de passado no ovo e na farinha de rosca
Depois de passado no ovo e na farinha de rosca

bifes_a_parmegiana_3

bifes_a_parmegiana_4

Pronto para ir ao forno
Pronto para ir ao forno
Servido com uma simples massa com queijo parmesão ralado
Servido com uma simples massa com queijo parmesão ralado

bifes_a_parmegiana_7

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.