Batata gratinada à Sologne

De Paticia Wells “Pommes de Terre Solognotes”

Esta batata, além do sabor, tem um cheiro maravilhoso!! Estamos aqui nos deliciando enquanto ela esta no forno!
Você pode serví-la com um assado ou pura com uma salada mista, porque essa batata é maravilhosa!

 

Vai precisar de…
2 xícaras de chá de leite
1/2 xícara de chá de ervas frescas sem talo (colocamos tudo que tínhamos em casa: alecrim, manjericão, sálvia, tomilho, manjerona e erva cidreira)
2 folhas de louro
5 grãos de pimenta-do-reino
1kg de batatas
1 1/2 colher de cafezinho de sal
1/2 colher de cafezinho de pimenta-do-reino
1 dente de alho cortado ao meio
1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
1 colher de chá de tomilho fresco ou 1/2 de seco
1 xícara de chá de queijo Gruyère ralado na hora

 

Vamos começar!
1- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2- Descasque e corte as batatas em rodelas finas e coloque na água para não escurecer.
3- Lave as ervas frescas em água corrente e retire todos os talos, para que fique só as folhas inteiras e separadas umas das outras.
4- Corte o dente de alho no meio e reserve.
5- Numa panela média, coloque o leite, ervas frescas, folha de louro e os grãos de pimenta-do-reino. Deixe em fogo baixo/médio e com a panela tampada até que crie borbulhas nas bordas da panela. Então, desligue o fogo e deixe em infusão com a panela tampada por 10 minutos.
6- Depois dos 10 minutos, passe o leite na peneira já em uma panela grande. Descarte as ervas e os grãos de pimenta-do-reino. Escorra a água das batatas e junte-as ao leite coado. Misture delicadamente, tampe e leve ao fogo médio para cozinhar, até que estejam macias, por cerca de 15 minutos.
7- Tempere com sal e pimenta do reino (colocamos 1 colher de chá de sal e 5 voltas do moedor de pimenta) e reserve. Esfregue o alho cortado no interior do prato refratário (o nosso media 35,5 x 23 x 5cm).
8- Quando as batatas estiverem macias, arrume-as no prato e regue com todo o leite. Espalhe por cima o creme de leite fresco e polvilhe com o tomilho. Leve ao forno até que a superficie esteja dourada (cerca de 45 minutos).
9- Retire do forno e polvilhe com queijo ralado. Leve novamente ao forno e espere até que a superficie esteja bem crocante e dourada (por mais 15 minutos ou 3 no grill). Sirva imediatamente!

batata_gratinada_a_sologne_2

batata_gratinada_a_sologne_3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*