Creme de limão siciliano

De Gisela Tomanik Berland

Este é um creme muito gostoso, perfeito para acompanhar massas, o peixe assado no sal grosso que postamos ontem e pratos com frutos do mar.

 

Vai precisar de…
1 cebola grande ralada
1 colher de sopa de manteiga
2 limões sicilianos (raspas da casca e sumo)
500g de creme de leite fresco
1 colher de cafezinho de sal
1/2 colher de cafezinho de pimenta-do-reino

Vamos começar!
1- Rale a cebola no ralo mais fino do ralador. Raspe a casca de dois limões sicilianos com um zester (ou ralador, se não tiver zester) e esprema o sumo. Reserve.
2- Coloque a cebola e a manteiga em uma panela pequena – pode ser em um papeiro – e deixe em fogo médio por 4 minutos. Isto se chama refogar.
3- Depois, acrescente as raspas dos limões, deixe por mais 3 minutos, coloque o sumo, o creme de leite fresco, sal e pimenta e mexa de vez em quando por 15 minutos para dar uma leve engrossada e apurar. Está pronto!

#DicaDaTia: se for serví-lo com massa, coloque 200g de massa para cozinhar a partir dos últimos 15 minutos do creme no fogo, dependendo do tempo de cozimento da massa. Assim, ficarão prontos juntos. Depois é só misturar o creme e a massa cozida. Serve de 6 a 8 pessoas.

#DicaDaTia: se quiser, guarde um pouco das raspas de limão siciliano para enfeitar no final.
#DicaDaTia: raspe a casca do limão somente uma vez em cada lugar, para não pegar a parte branca.

Raspas de limão siciliano
Raspas de limão siciliano

creme_de_limao-siciliano-2

  • Emília, estou encantada com seu blog, adorei, super bem feito e, receitas ótimas, mais uma fã…………..quando lembrar de outra receitinha envio para você.
    Beijos
    Ligia

  • Tia Emília,

    Eu trousse algumas sementes de limão siciliano do Rio Grande do Sul para o Paraná e as mudas jão estão crescendo, e na procura por receitas encontrei a sua, que será aplicada aos primeiros frutos do nosso pomar.

    Obrigada pela dica, e seu blog é lindo!

    • Querida Vanessa, quanto carinho e poesia na sua mensagem!
      Para nós, será uma honra participar, mesmo que de longe, do preparo de uma receita com frutos colhidos do pé e cultivados em casa.
      Um beijo grande, esperamos que você goste muito desta receita!
      E, depois de pronto, conte para nós como ficou :)
      Tia Emília

      PS: aproveitamos para indicar outra receita com limão siciliano que adoramos para você colocar na sua lista. Bolo de limão siciliano feito com azeite de oliva: http://www.segredosdatiaemilia.com.br/2012/07/06/bolo-de-limao-siciliano-feito-com-azeite-de-oliva/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*