Bolo Manifesto 2013

Não poderíamos deixar de nos manifestar diante deste momento importante e histórico que está acontecendo no Brasil. Este bolo, feito de vários pedaços, representa todos nós, brasileiros vindos de todos os cantos do país e se unindo nas manifestações, coberto com o branco do marshmallow que simboliza a paz. Tão delicioso quanto ver o país mudando para melhor!

 

Vai precisar de…
Para o bolo
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de achocolatado
1 xícara de manteiga derretida (equivale a um pacote de 200g menos 1 colher de sobremesa)
1 xícara de água quente (você pode usar a água do banho-maria)
1 colher de sopa de fermento
3 ovos inteiros

Utensílios
2 formas iguais com 25cm de diâmetro

Para o recheio
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga

Para a cobertura de marshmallow
3 claras
2 xícaras de açúcar cristal
1 xícara de água

Vamos começar!
Nós dividimos esta receita em quatro etapas para ficar bem fácil de entender: primeiro você faz o bolo e coloca no forno, depois preparar o recheio e a cobertura. Por fim, é só montar!

1- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
2- Unte as 2 formas com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Teste o fermento.
3- Coloque uma xícara cheia de manteiga dentro de uma panela com água e leve ao fogo baixo para fazer banho-maria, até que a manteiga fique totalmente derretida.

#ObsDaTia: você vai aproveitar 1 xícara da água quente do banho-maria para colocar na massa.

4- Enquanto a manteiga derrete, peneire a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o achocolatado em uma vasilha grande. Misture e acrescente os 3 ovos inteiros.
5- Quando a manteiga estiver completamente derretida, despeje-a nesta vasilha e acrescente 1 xícara da água quente do banho-maria. Misture até ficar completamente uniforme.
6- Coloque a massa nas 2 formas e leve ao forno pré-aquecido por 55 minutos até assar.

Enquanto o bolo assa, faça o recheio
7- Coloque o leite condensado e a manteiga em uma panela pequena e mexa em fogo médio/baixo para fazer um brigadeiro branco mole. Mexa sem parar! Quando ele começar a soltar da panela e ficar um pouco mais consistente, desligue o fogo imediatamente e reserve.

Prepare a cobertura
8- Separe as claras das gemas e já coloque as claras na vasilha da batedeira. Bata-as em neve.
9- Em seguida, coloque as 2 xícaras de açúcar e 1 de água em uma panela pequena, em fogo médio. Deixe ferver e não mexa em nenhum momento para não açucarar. Deixe até dar ponto de fio.

#OQueÉPontoDeFio: você vai colocar a ponta de uma espátula na
água com açúcar e levantá-la. Quando começar a pingar, ele pode ter três estágios:
a) Ainda líquido, o pingo cairá como um pingo de água. Deixe mais tempo.
b) Os primeiros pingos podem cair líquidos, mas o último formará uma gota consistente, como uma pérola. Este se chama ponto de pérola, que vem antes do ponto de fio. Fique atento que está quase no ponto.
c) Quando a gota consistente cair e formar um fio de água e açúcar, está bom! Este é o ponto de fio. Veja no filme e na foto abaixo.

10- Assim que der ponto de fio, coloque essa calda de açúcar aos poucos na batedeira para misturar com as claras em neve. Deixe bater por 30 a 40 minutos, até dar ponto de marshmallow.

#ObsDaTia: se as claras já estiverem em neve antes de dar ponto de fio, não desligue a betedeira. Continue batendo sem parar.

11- Quando der os 55 minutos do bolo, faça o teste do palito para ver se está bom. Se o palito sair amarronzado, porém sem pedaços de massa, está bom! Retire do forno e assim que o marshmallow estiver pronto, comece a montar.

Monte o bolo
12- Corte o bolo em pedaços dentro da própria assadeira e arrume esses pedaços em um prato de bolo. Depois que colocar todo o bolo de 1 assadeira, cubra com o brigadeiro branco – utilize uma espátula para te ajudar a distribuir – e coloque os pedaços de bolo da segunda assadeira por cima. Veja como fizemos no filme. Com o auxílio de duas colheres, cubra com marshmallow e está pronto!

#DicaDaTia: é provável que o bolo grude na forma. Não tem problema. Utilize uma faca ou espátula para te ajudar a desgrudar.
#DicaDaTia: é mais seguro colocar um recipiente maior que uma xícara com a manteiga para fazer o banho-maria. Assim, ficará mais fácil de retirá-lo da água quente sem correr o risco de se queimar ou derramar a manteiga. Veja o que escolhemos no vídeo.

Guias úteis
Unte e polvilhe uma forma
Teste do fermento
Banho-maria
Bater claras em neve

bolo-manifesto-2013-1
Ponto de fio perfeito!
bolo-manifesto-2013-2
Ao colocar a calda de açúcar nas claras em neve para fazer o marshmallow, fios de açúcar se formam na beira da panela
bolo-manifesto-2013-3
Depois que esfriar, esta é a consistência do recheio de brigadeiro branco
bolo-manifesto-2013-4
Bolo assado, aguardando o marshmallow ficar pronto para começar a montar
bolo-manifesto-2013-5
Batendo marshmallow
bolo-manifesto-2013-6
Ponto do marshmallow pronto

bolo-manifesto-2013-7

bolo-manifesto-2013-8

  • Deve ser delicioso, mas tem a aparencia das nosso Congresso……rsrsrs
    Desmoronando……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*