Tomates queimados em metades

De Francis Mallmann

 

Vai precisar de…
4 tomates firmes, porém maduros
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal grosso
16 grãos de pimenta do reino
2 colheres de sopa de folhas de orégano fresco

Utensílios
1 chapa lisa de ferro
1 espátula de ponta bem afiada

 

Vamos começar!
1- Lave os tomates em água corrente e corte-os ao meio. Unte o lado cortado com azeite de oliva e polvilhe delicadamente com sal grosso – cerca de 5 pedrinhas por tomate, veja como fizemos no filme.
2- Aqueça uma chapa ou frigideira plana, grande e de ferro fundido em fogo alto. Jogue um pouco de água para saber se está quente.
3- Coloque os tomates com o lado cortado para baixo sobre a chapa quente. Não mexa até completar de 8 a 10 minutos, para que não estourem ou e percam a forma. Quando der o tempo, você saberá que os tomates estarão prontos, pois a parte do tomate que encosta na chapa mostrará uma linha de cor diferente.
5- Desligue o fogo e, com uma espátula, retire os tomates da chapa colocando-os em um prato com a parte queimada para cima.
6- Espere 1 a 2 minutos e faça cortes em forma de quadriculado na superficie. Use uma faca bem amolada. Coloque pimenta inteira ou moída (usamos moída), oregano fresco, regue com mais azeite de oliva e sirva imediatamente!

#DicaDaTia: nós testamos com tomates tipo italiano e holandês. Conclusão: faça com qualquer tomate que esteja firme e maduro.

Guia útil
– Como saber se uma chapa está quente

tomates-queimados-em-metades-1

tomates-queimados-em-metades-2

tomates-queimados-em-metades-4

tomates-queimados-em-metades-5

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.