Bruschetta

Eu amo bruschetta! Minha preferida é esta, a tradicional, com tomates picados, azeite de oliva e manjericão. Mas cada vez que fazia em casa, saia de um jeito: sem sal, com muito azeite, com a torrada mole etc e resolvi fazer o velho pedido para receitas bem simples:

– Mãe, vamos colocar bruschetta no blog?

É simples, muito fácil, mas para quem é como eu e está precisando de umas regrinhas para acertar mais, aí vai mais um segredo da Tia Emília.

Rende 6 bruschettas

 

Vai precisar de…
6 fatias de baguete ciabatta
2 tomates médios maduros
20 folhas de manjericão
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite de oliva (1 para os tomates e 1 para a mistura de alho)
2 pitadas de sal
2 pitadas de pimenta moída na hora

 

Vamos começar!
1- Retire as sementes dos tomates e pique-os em cubinhos de meio centímetro (nem muito grandes, nem pequenininhos). Coloque-os em um recipiente e misture com 1 colher de sopa de azeite de oliva, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta moída na hora (equivale a 2 voltas do moedor de pimenta) e as folhas de manjericão. Reserve 6 folhas pequenas de manjericão para enfeitar.
2- Em outra vasilha, esprema o alho, coloque 1 colher de sopa de azeite de oliva, uma pitada de pimenta moída e uma pitada de sal e misture tudo.
3- Corte o pão ciabatta em fatias de 1 centímetro ou um pouco mais finas, descartando as pontas. Lambuze somente um lado das fatias com a mistura de alho e azeite e coloque uma grelha para esquentar em fogo alto.
4- Quando a grelha estiver quente, coloque as torradas com a parte lambuzada virada para cima e espere cerca de 1 minuto, até que o pão fique levemente crocante, antes de dourar. Vire o lado e espere cerca de 3 minutos, até que o azeite e o alho deixem a torrada dourada. Retire e arrume bem bonito em um prato com a parte dourada voltada para cima.
5- Em seguida coloque a mistura de tomates por cima – aproximadamente 1 colher de sopa para cada torrada -, enfeite com uma folha de manjericão e sirva.

bruschetta_com_tomate_alho_azeite_de_oliva_tia_emilia_1

bruschetta_com_tomate_alho_azeite_de_oliva_tia_emilia_2

bruschetta_com_tomate_alho_azeite_de_oliva_tia_emilia_3

bruschetta_com_tomate_alho_azeite_de_oliva_tia_emilia_5

bruschetta_com_tomate_alho_azeite_de_oliva_tia_emilia_4

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.