Pudim Clarita, uma receita das antigas

Via Veronica Didier Pedreira

Vai precisar de...

Para o pudim
4 claras
4 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de cafezínho de coco seco fresco ralado
3 colheres de sopa de açúcar cristal
2 colheres de sopa de amêndoas em lascas torradas para enfeitar

Utensílio
Forma de bolo com 8cm de altura x 22cm diâmetro

Para a calda
250ml de leite de coco
3 gemas
1 colher de chá de fécula de batata
3 colheres de sopa de açúcar

Vamos começar

1- Pre aqueça o forno a 200ºC.
2- Coloque as 3 colheres de sopa de açúcar na forma de bolo e leve ao fogo baixíssimo. Espere até que ele derreta completamente (ficará dourado e líquido) e caramele a forma: segure-a com um pano de prato ou luvas, vire-a em sentido vertical e gire para que o caramelo cubra toda a sua lateral. Depois, utilize uma espátula de silicone para caramelar o meio da forma (não utilize nada de metal para não açucarar). Veja como fizemos no filme. Quando estiver toda caramelada, desligue o fogo e reserve.

#DicaDaTia: enquanto o açúcar derrete, não coloque nenhuma colher ou espátula nele para não açucarar. Se quiser mexer, sacuda a própria forma para movimentar o açúcar.

3- Separe claras e gemas e já coloque as claras na batedeira para bater em neve, lembrando que dos 4 ovos você utilizará 4 claras para o pudim e 3 gemas para a calda, então já pode fazer esta divisão para facilitar.
4- Quando as claras estiverem em neve, acrescente 4 colheres de sopa de açúcar e deixe bater até formar pontos de pico mole, o seja, quando você pegar o creme com uma colher, ele ficará firme e formará pontas. Veja o ponto no filme.
4- Em seguida, desligue a batedeira, acrescente a xícara de coco ralado e misture levemente com uma espátula. Coloque na forma caramelada e leve ao forno pré-aquecido para assar por 1 hora sem abrir o forno. Enquanto isso, faça a calda:
5- No liquidificador, bata o leite de coco, a fécula de batata e o açúcar. Coloque a mistura em uma panela e peneire por cima as gemas. Então, leve ao fogo baixo mexendo sempre, até que ele fique com uma só cor (amarelado) e mais consistente, como um creme liso e fluido. Desligue o fogo e reserve.
6- Assim que o pudim ficar pronto, desenforme-o ainda quente, polvilhe com as amêndoas e sirva com o creme à parte. Bom apetite!

 

 

pudim-clarita-2

  • Fiquei com uma dúvida. O que é coco seco fresco? Pode ser o de pacote ou tem que ser aquele ralado na hora?

    • Olá Paula, tudo bem? Sim, o coco deve ser ralado na hora.
      Além de saudável, vai influenciar muito no sabor do pudim.
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*