Penhasco, receita das antigas

 

Vai precisar de…
3 claras de ovo
6 colheres de sopa de açúcar
150g de amendoim sem sal
1/2 colher de cafezinho de cremor tártaro
Manteiga par untar levemente a assadeira
Papel manteiga

Vamos começar!
1- Pré-aqueça o forno a 180ºC.

#DicaDaTia: se comprar o amendoim já torrado e sem casca, pule os itens 2 e 4.

2- Coloque o amendoim em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Espere até que fique levemente dourado e crocante, o que deve durar cerca de 50 minutos.
3- Enquanto o amendoim está no forno, unte levemente uma assadeira com manteiga e forre-a com papel manteiga. Aproveite e separe as claras das gemas, já colocando as claras na tigela da batedeira.
4- Quando torrado, retire o amendoim do forno e esfregue-os com as mãos para tirar a casca. Depois, sacuda a assadeira para ficar mais fácil de separá-los das cascas, você verá que elas ficará embaixo dos amendoins.
5- Coloque o amendoim no liquidificador e triture-o no pulse. Aperte cerca de 10 vezes e deve ser suficiente.
6- Coloque as claras para bater em neve. Enquanto estiverem batendo, coloque 1/2 colher de cafezinho de de cremor tartaro. Quando estiverem prontas, continue batendo e coloque o açúcar aos poucos. Deixe até dar ponto de picos, como mostra a foto abaixo. Você deve bater cerca de 10 minutos depois de colocar o açúcar até dar o ponto.
7- Depois, retire a mistura da batedeira e acrescente o amendoim triturado. Misture delicadamente e faça os penhascos nas assadeiras com o auxílio de 2 colheres de sobremesa. Veja como fizemos no filme.
7- Leve ao forno pré-aquecido por 1h e está pronto!

penhasco-1

penhasco-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*