Ensopado de frango com maçã

 

Vai precisar de…
1,5kg de frango com as partes separadas
2 cebolas médias picadas
4 tomates picados
1 alho poró
2 dentes de alho
1 cenoura grande
1 colher de sobremesa rasa de extrato de tomate
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de chá de pimenta moída
300ml de água quente
2 maçãs grandes
2 limões (1 para lavar o frango, 1/2 para as maçãs e 1/2 para finalizar)
1/2 xícara de cafezinho de cachaça
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa rasa de alecrim

Vamos começar!
1- Coloque o frango em uma vasilha coberto com água e 1/2 limão espremido. Deixe por 10 a 15 minutos.
2- Enquanto o frango está no limão, pique a cebola, os tomates (retire as sementes), a salsa, a cenoura e o alho e corte o alho poró em fatias.
3- Quando der o tempo do frango, retire-o da água com limão, lave em água corrente e reserve.
4- Em uma panela, coloque 2 colheres de azeite de oliva, cebola, cenoura, alho-poró e alho e deixe em fogo médio até amolecer, por cerca de 15 minutos. Coloque água para ferver em fogo médio/baixo.
5- Em seguida, acrescente cachaça, sal e tomate picado. Utilize um pouco da água quente para dissolver o extrato de tomate, coloque na panela e mexa. Espere 2 minutos e acrescente também pimenta moída, salsa picada e alecrim.
6- Espere mais 5 minutos e coloque o frango por cima deste tempero. Regue-o com parte do tempero (veja no filme que você irá colocar o frango e puxar o tempero de baixo para cima, sem precisar misturar), coloque água quente e tampe a panela. Deixe até o frango ficar cozido.
7- Enquanto o frango cozinha, corte as laterais das maçãs e fatie-as em formato de meia-lua. Faça fatias bem finas, para ficar delicado. Conforme for cortando, coloque-as em uma tigela e esprema 1/2 limão por cima para não escurecerem.
8- Quando o frango estiver cozido (retire um pedaço com um garfo para saber), coloque as maçãs por cima, esprema 1/2 limão e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. Está pronto! Se quiser, coloque um galhinho de alecrim para enfeitar :)

ensopado-de-frango-com-maca-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*