Frango com maçãs e uvas frescas ao curry

Suave e agridoce ao mesmo tempo!! Acompanha maravilhosamente bem arroz branco! Se gostar, sirva também com bacon frito, coco seco fresco ralado ou banana da terra frita.

Não se espante com a quantidade de ingredientes, são basicamente o tempero do frango, é só colocar na panela.

 

Vai precisar de…
Para o frango
300g de filé de peito de frango
1/2 limão para lavar o peito de frango
3 tomates pequenos picados
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de salsa picada
2 dentes de alho espremidos
1/2 colher de chá de pimenta moída
2 colheres de cafezinho de sal
1 colher de chá de extrato de tomate
1 folha de louro
1/2 colher de sobremesa de vinagre de vinho branco
1 colher de sobremesa de azeite de oliva + 1 colher de sopa para refogar o frango
1 xícara de água quente (recomendamos esquentar mais que 1 xícara)

Para o molho agridoce
3 maçãs picadas
12 uvas sem caroço
2 cebolas médias picadas
1 colher de sopa de manteiga

Para finalizar
1 colher de cafezinho de curry

Vamos começar!
1- Coloque o frango em um recipiente com água até cobrí-lo e 1/2 limão espremido. Deixe por 5 minutos e lave em água corrente.
2- Enquanto isso, comece a preparar os outros ingredientes. Os que forem do frango, pode colocar direto em uma tigela. Pique as cebolas (separe a do frango na tigela e reserve as outras), os tomates (retire as sementes) e a salsa e esprema os dentes de alho. Acrescente à tigela sal, pimenta moída, extrato de tomate, vinagre de vinho branco, azeite de oliva e a folha de louro.

#ObsDaTia: não esqueça de tirar o frango da água com limão depois dos 5 minutos.

Misture os ingredientes da tigela, acrescente o frango, misture novamente e deixe-o descansar nesse tempero por 30 minutos a 1 hora.

Enquanto o frango descansa no tempero
3- Corte as 3 maçãs em cubinhos pequenos. Coloque-as em uma frigideira junto com as cebolas que estavam reservadas e a manteiga e deixe amolecer em fogo baixo por cerca de 30 minutos.
4- Até aqui, já deve ter dado os 30 minutos do frango descansando no tempero. Então, coloque 1 colher de sopa de azeite de oliva e os frangos sem o tempero em uma panela – reserve o tempero. Deixe em fogo baixo/médio para dourar levemente dos dois lados.
5- Coloque água para ferver, em fogo baixo, em uma chaleira ou panelinha. Sugerimos colocar mais que 2 xícaras para dar a sobra da água que vai evaporar e para estar preparado, caso o caldo do frango seque muito.
6- Depois que o frango estiver dourado, acrescente o tempero reservado, misture e coloque 1/2 xícara de água quente. Coloque em fogo baixo e tampe a panela, mexendo de vez em quando. Quando o caldo secar quase na metade, coloque mais 1/2 xícara de água quente.

#ObsDaTia: sugerimos usar 1 xícara de água quente no total, mas se o caldo estiver secando muito, coloque mais um pouco.

7- Quando der os 30 minutos do molho agridoce no fogo, corte as uvas ao meio no sentido do comprimento e coloque na frigideira com 2 colheres de sopa de água quente. Deixe por mais 10 minutos cozinhando em fogo baixo e reserve. Veja o ponto no filme.
8- Quando frango estiver cozido – espete-o com um garfo para saber – desligue o fogo, retire-o do tempero, espere esfriar um pouco e desfie-o com as mãos ou com um garfo e uma faca.

#DicasDaTia: o frango deve demorar 40 minutos para ficar pronto. Quanto mais macio, melhor para desfiar e mais saboroso ficará.

9- Passe o tempero do frango em uma peneira para ficar só com o caldo. Misture nele o frango desfiado, o curry e o molho agridoce. Está pronto!

Frango descansando 30min nos temperos
Frango descansando 30min nos temperos
Depois, dourando no azeite de oliva
Depois, dourando no azeite de oliva
Dourados de um lado
Dourados de um lado
Maçãs, cebolas e manteiga na frigideira para amolecer
Maçãs, cebolas e manteiga na frigideira para amolecer

frango-com-maca-e-uvas-frescas-ao-curry-5

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.