Torta de pera caramelada

Costumávamos fazer esta receita com maçã, mas a versão com pera superou todas as expectativas! Ficou uma delícia!

 

Vai precisar de…
Para a massa
200g de manteiga
300g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar refinado

Para o recheio
10 peras médias e maduras
1 xícara de açúcar cristal
1/2 limão

Vamos começar!
1- Lave, descasque, corte ao meio, retire o miolo e fatie as peras em gomos com 1cm de espessura. Conforme for cortando, coloque-as numa panela e vá espremendo gotas de limão por cima para que elas não escureçam.
2- Acrescente 1 xícara de açúcar cristal às peras cortadas e leve ao fogo baixo/médio. Quando elas começarem a soltar sua própria água, aumente o fogo para temperatura alta, para que as peras caramelem mais rápido.
3- Enquanto as peras caramelam, pré-aqueça o forno a 200ºC e misture manteiga, farinha de trigo e açúcar refinado em uma tigela até formar uma massa homogênea.
4- Forre um pirex com a massa e fure-a 3 vezes com um garfo. Leve ao forno pré-aquecido para assar, até que ela fique levemente dourada. A nossa ficou cerca de 50min no forno.
5- Quando a massa estiver assada, retire-a do forno e coloque as peras quando carameladas. Arrume cada um dos gomos com cuidado, para que fique bem bonito. Está pronto! Sirva acompanhada de uma cremeira com creme de leite em lata sem o soro. Bom apetite :)

torta-de-peras-carameladas-1

torta-de-peras-carameladas-3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*