Alho poró cozido com queijo parmesão

De Marcella Hazan

Um acompanhamento maravilhoso para carnes, que você pode fazer uma variação usando cebolinha ao invés de alho poró.

 

Serve de 1 a 2 pessoas

Vai precisar de…
2 a 3 alhos porós
1 1/2 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de parmesão ralado
1/2 colher de cafezinho de sal
Água suficiente para cobrir os alhos porós

Vamos começar!
1- Lave e corte as extremidades dos alhos porós. Parta-os na metade, no sentido do comprimento, e lave-os novamente para tirar qualquer vestígio de terra. Coloque-os numa panela com a parte do corte virada para cima e acrescente manteiga, sal e água suficiente para cobrí-los. Deixe em fogo médio com a panela tampada por 15 a 25 minutos, até que estejam cozidos e amolecidos. Espete-os com um garfo para saber.

#DicaDatia: o tempo de cozimento depende do frescor do alho poró.

2- Quando estiverem macios, destampe a panela e aumente o fogo para alto, até que todo o líquido evapore e eles comecem a ficar levemente dourados.
3- Em seguida, acrescente o queijo parmesão, mexa (o queijo irá derreter em poucos segundos e envolver o alho poró) e está pronto! Transfira para a travessa de servir, de preferência aquecida, e bom apetite!

alho-poro-cozido-com-queijo-parmesao-1

alho-poro-cozido-com-queijo-parmesao-2

  • Por favor achei estranho algumas orientações, por favor poderia explicar melhor:”PARTA-OS NA Metade, não SENTIDO fazer comprimento”, “com um contraditório que corte Virada Para cima”, “acrescente manteiga, sal e Água Suficiente parágrafo cobri-los.” “aumente o fogo par alto, comeu Que TODO o Líquido evapore e enguias comecem a Ficar levemente dourados” etc, obrigado

    • Olá Victor, tudo bem? Me desculpe, mas fiquei com dificuldade em entender a sua dúvida. O que você transcreveu na mensagem não é o que está escrito na receita. De qualquer, vou tentar ajudar.
      1- “Parta-os na metade, no sentido do comprimento”: corte os alhos porós na metade ao comprido, de uma extremidade a outra. Ou seja, se colocar o alho poró na horizontal, faça o corte também na horizontal. Fizemos o corte no filme. Se continuar com dúvidas, assista que irá entender.
      2- “Coloque-os numa panela com a parte do corte virada para cima”: depois de cortar os alhos porós, coloque-os em uma panela com a parte que cortou virada para cima. Ou seja, a parte abaulada ficará para baixo e o lugar onde cortou ficará para cima. Isto também é mostrado no filme.
      3- “…acrescente manteiga, sal e água suficiente para cobrí-los”: as quantidades de sal e manteiga estão na lista dos ingredientes. A quantidade de água vai depender do tamanho da sua panela, então coloque água até cobrir os alhos porós.
      4- “…. aumente o fogo para alto”: o fogo estava em temperatura média. Aumente a temperatura para alta.
      Espero ter ajudado.
      Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*