Panquecas da Alcobaça

Dona Laura é uma daquelas pessoas especiais, que igual a ela não existe. Ela tem uma história de vida incrível que está toda documentada no livro A Cozinha da Alcobaça. Atualmente, Dona Laura toma conta da Pousada da Alcobaça, que fica em Petrópolis, RJ, e é especial em muitos aspectos, como localização, ambiente, charme, quartos maravilhosos, natureza e atendimento. Aqui, vamos focar na comida.

Usamos muitas receitas desse livro em nossa casa e vamos começar com a que comemos todos os dias no café da manhã quando vamos lá, que é a Panqueca da Alcobaça.

Dona Laura, seu livro é um presente!

 

Vai precisar de…
3 ovos grandes
1/3 de xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento químico
50g de manteiga amolecida, não derretida
1/2 xícara de leite
Sal

Obs: Dona Laura usa manteiga sem sal. Se a manteiga for salgada, não precisa colocar sal.

Vamos começar!
1- Bata todos os ingredientes no liquidificador.
2- Coloque no fogo uma chapa grossa de ferro fundido (nós usamos uma frigideira de fundo grosso) e despeje com uma concha uma quantidade de massa suficiente para formar uma panqueca. Não precisa untar, pois a massa já tem manteiga suficiente. Ela vai assumir o formato redondo naturalmente.
3- Quando formar bolhinhas na superfície, vire a panqueca com uma espátula. Pincele com manteiga para dar um sabor especial. Quando estiver dourada do outro lado, retire e repita o processo até a massa acabar. Está pronto! Depois é só servir com geléia, frutas secas ou mel.

“O fogo deve ser graduado de acordo com a necessidade, mais fraco ou mais forte”. Faça primeiro uma panqueca pequena para testar a temperatura.

Panquecas_da_alcobaça_1

Panquecas_da_alcobaça_2

Panquecas_da_alcobaça_3

Panquecas_da_alcobaça_4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*