Mousse de pinha (fruta do conde)

De Isabela

Separar a polpa dos caroços demora um pouquinho, mas depois é tudo muito fácil!
Importante: as pinhas devem estar muito maduras, despedaçando em suas mãos.

 

 

Vai precisar de…
10 pinhas bem maduras tamanho médio para grande
1 almofada de gelatina em pó sem sabor e incolor
2 colheres de sopa de água (para derreter a gelatina)
1 lata de leite condensado Nestlé
1 lata de creme de leite Nestlé
Óleo para untar a forma
1 panela com água para banho-maria

 

Vamos começar!
Parta as pinhas e retire os caroços com uma colher – pegue o mínimo que puder entre a polpa e a casca, pois entre eles há uma areia. Passe os caroços em uma peneira para soltar a polpa, como mostramos no filme, e reserve 575 ml de polpa para a mousse. O que restar, reserve para fazer a calda que vai por cima da mousse pronta.

Em uma vasilha, dissolva as duas colheres de sopa de água na gelatina em pó e coloque-a no banho-maria até ficar líquida. Coloque no liquidificador: leite condensado, creme de leite, 575ml da polpa da pinha e a gelatina dissolvida e bata por 1 minuto. Unte uma forma com óleo e coloque a mistura. Cubra com papel-filme e leve à geladeira por, pelo menos, 5 horas antes de desenformar.

Do que restou da polpa, adicione 1 colher de sopa de água e 1 colher de sopa de açúcar e coloque em uma panela em fogo médio. Quando começar a ferver, espere um pouco, retire, espere esfriar e coloque por cima da mousse desenformada.

#DicaDaTia: o açúcar da calda serve para que a cobertura não oxide, então é necessário colocar mesmo que as pinhas estejam bem maduras e docinhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*