Sopa de tomate

Do livro de cozinha de Carolina Nabuco

Segundo a autora, esta sopa foi premiada em Londres, e, na nossa opinião, o prêmio foi merecido! Ela é muito boa mesmo!!!

 

 

Vai precisar de…
1 cenoura pequena raspada
1 cebola pequena
1/2 talo de aipo
750g de tomate
1 cravo
1 ramo de salsa e manjericão
1 colher de sobremesa de manteiga
200ml de água
2 colheres de cafezinho de sal
1 colher de cafezinho de açúcar demerara

 

Vamos começar!
1- Corte a cenoura, a cebola e o aipo em fatias finíssimas. Corte os tomates ao meio, retire o caroço e corte-os em fatias finíssimas também. Passe na peneira a polpa dos caroços e junte aos tomates fatiados.
2- Em uma panela, em fogo médio, coloque a manteiga, a cenoura, a cebola e o aipo para refogar, sem deixar dourar.
3- Quando a cebola e o aipo estiverem amolecidos, junte os tomates em fatias com a polpa que você passou na peneira e deixe cozinhar por uns 10 minutos com a panela semi-tampada.
4- Coloque a água, o cravo e o ramo de salsa e manjericão e abaixe o fogo. Acrescente 2 colheres de cafezinho de sal e tampe novamente.
5- Deixe ferver lentamente até os legumes ficarem muito bem cozidos, senão NÃO vão passar na peneira! O que vai amolecer por último é a cenoura.
6- Quando todos os legumes estiverem cozidos, retire o cheiro verde e o cravo e passe tudo na peneira – substituimos a colher de sopa pela mão do pilão para facilitar.
7- Depois de passar tudo na peneira, descarte a sobra e coloque a sopa em uma panela limpa. Acrescente o açúcar e deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos.

Maravilhosa!!!! Aproveite :)

#DicaDaTia: use tomates maduros!
#DicaDaTia: se você resolver bater no liquidificador ou no mix e depois passar na peneira, retire o cravo e o cheiro verde antes. O gosto fica ótimo, mas a cor e textura mudam.
#DicaDaTia: se tiver em casa um multiprocessador manual, substitua a peneira por ele. Vai facilitar bastante o processo.

Depois de passar na peneira, o que foi descartado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*