Cuscuz de milho – típico no café da manhã da Bahia

Tem cuscuz em quase todas as mesas de café da manhã na Bahia, feitos na hora, quentinhos e saindo fumaça, para colocar uma generosa fatia no prato e manteiga por cima para vê-la derreter.

 

 

Vai precisar de…
2 xícaras de flocão de milho
1 xícara de água
1 pitada de sal

Vamos começar!
1- Misture tudo em uma vasilha e deixe descansar por 10 minutos. Verifique se o ponto da sua farinha está correto: a farinha tem que ficar úmida e solta ao mesmo tempo, se você pegar um punhado na mão, ela deve formar um bolinho, mas não empapado. Veja o ponto no filme.
2- Coloque água até a metade da parte de baixo de um cuscuszeiro, coloque a grade e a mistura de milho por cima sem apertá-la. Tampe e leve ao fogo médio.
3- Depois que a água começar a ferver, espere 10 minutos – você saberá que a água está fervendo pelo barulho ou quando começar a cheirar. Desligue o fogo, deixe descansar por 3 minutos, destampe, retire do cuscuzeiro e sirva bem quente!

Você pode comer com manteiga, regar com leite de coco ou colocar um ovo frito em cima!




  • Emilia minha flor..amos cuscuz de milho,não tenho cuscuzeiro,nunca me lembro de comprar um..e quando quero comer, furo o fundo um pode de margarina vazio (com um prego quente!!) ,preparo o cuscuz como vc nos ensinou, coloco água numa panela de pressão, coloco esse pote no pino da tampa da panela de pressão (com água!!),levo ao fogo,quando a água entrar em ebulição, conto 10 minutos e “voilá”…atacarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr……como com manteiga….
    beijussssssssssssssssssssssssssssssss…
    divânia

  • Amo Cuscus !! o meu agora vai sair melhor , colocava muita água ! Rs..
    Minha Vó seria c/ ovo , que delícia !!!
    Olha o ” Fiminho ” de vcs é demais muito bom mesmo , parabéns , vou aguardar o de tapioca este eu não acerto ! Rs !!
    Bj ,
    Márcia

  • Pingback: Cuscuz torrado « Segredos da tia Emilia

  • Oi , HUM !!!!!!!!!!!!!!!!!
    fiz e comi c/ ovo volteiminha infância em SSA !!!!RsO filminho é td de BOM p/ minha filhota que não cozinha NADA !!!! vai começar as aulas aqui vendo os filminhos , Parabéns sempre , pelo teu BLOG , mara !!!
    Bj,
    Márcia

    • Que legal, Marcia!!! Os vídeos são justamente para isso! Fala pra ela que qualquer coisa, ela pode mandar mensagem pra gente :) Ficaremos felizes em responder.
      Bjos

  • Adorei a receita e o vídeo ajuda bastante.
    Vou fazer no café da manhã.
    Parabéns pelo site!!
    Beijos,
    Samira

    • Olá Samira, que bom que você gostou!! :D Aproveite bastante e um delicioso café da manhã :D Beijos!

    • Olá Gleice,
      Tudo bem? Você pode usar a mesma receita de moqueca de camarão que temos aqui no blog e substituí-lo por peixe. Se quiser utilizar leite de coco, aumente um pouco a quantidade de dendê e coloque o leite de coco junto com o peixe. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*