Salada do Vlad e da Ju

Esta salada, além de muito bonita, é muito gostosa! Sua receita original é feita com queijo de cabra tipo poivre d’ane, que é maravilhoso, mas como sabemos que ele não é tão fácil de achar e muita gente não gosta de queijo de cabra, substituímos por mussarela de búfala.

Você pode escolher qualquer queijo cremoso que goste, como brie ou camembert ou até burrata, que é a mussarela de búfala mais cremosa. Na receita original, o queijo é esquentado com um pouco de mel antes de ser colocado na salada. Vale muito a pena experimentar!

Se quiser, pode acrescentar ou substituir outros tipos de folha, como rúcula ou agrião. A pera também pode ser substituída por figos frescos ou manga. Fique à vontade para criar e deixá-la ao seu gosto!

Vai precisar de…
Para a salada
1 molho de alface roxa
1 molho de alface lisa
1 molho de alface crespa
2 bolas de musarella de búfala (cada uma deve pesar cerca de 250g)
1 pera fatiada
1 xícara de amêndoas fatiadas e torradas
1 colher de chá de manteiga
300g de tomate cereja (usamos o orgânico)
2 colheres de sopa de vinagre para lavar as alfaces

Para o molho
2 colheres de sobremesa de mostarda amarela
1 colher de chá de mostarda maille à l’ancienne
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de vinagre

 

Vamos começar!
1- Misture todos os ingredientes do molho e reserve.
2- Lave as alfaces em água corrente, coloque em uma bacia com água filtrada e 2 colheres de sopa de vinagre e deixe de molho por cerca de 5 minutos. Descarte a água com vinagre, lave as folhas em água filtrada novamente e seque-as com um pano de prato na hora de montar a salada.
3- Enquanto as folhas estão de molho, coloque as amêndoas e a manteiga em fogo baixo/médio em uma frigideira para dourar mexendo quase todo o tempo. Quando elas começarem a mudar de cor, retire do fogo e continue mexendo, pois ela continua dourando na frigideira quente. Veja no filme e cuidado para não queimar!
4- Descasque e corte a pera em fatias finas – passe limão para não escurecer -, lave os tomates cereja e comece a montar a salada.

Montando a salada
5- Coloque as alfaces lavadas e secas em volta do prato, os queijos no centro (se quiser, dê uma leve esquentada antes), as peras fatiadas, um pouco do molho para enfeitar, os tomates e as amêndoas torradas e sirva com o resto do molho à parte.

salada_do_vlad_1

 

salada_do_vlad_2

 

salada_do_vlad_3

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.