Rocambole de morangos frescos com chantilly

selo_natal_150x150

Esta é uma sobremesa muito charmosa para o Natal!! É importante assistir ao filme para entender direitinho o momento de montar o rocambole. Bom apetite!

#ObsDaRo: gente, não tomem como exemplo a forma como virei o rocambole no video, completamente torta! Preciso tomar umas aulas de desenformar bolo e derivados :D

 

 

Vai precisar de…
4 ovos
4 colheres de sopa de farinha trigo
4 colheres de sopa de açúcar cristal
800g de morango (umas 3 caixinhas)
500ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa rasas de açúcar refinado + 1 para polvilhar no final

 

Vamos começar!
1- Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular de 25cmx35cm.
2- Coloque o creme de leite fresco no freezer por 20 minutos e pré-aqueça o forno a 200ºC.
3- Retire o creme de leite do freezer, coloque na vasilha da batedeira e bata com 2 colheres de sopa de açúcar refinado até dar ponto de chantilly. Coloque papel alumínio para que ele não espirre em você, veja como fizemos no filme. Quando pronto, reserve na geladeira.
4- Separe as claras das gemas e já coloque as claras na vasilha da batedeira para bater em neve.
5- Quando estiverem em neve, continue batendo e acrescente as gemas. Em seguida, coloque as 4 colheres de sopa do açúcar cristal, deixe misturar, coloque a farinha de trigo, espere 30 segundos, desligue a batedeira e acabe de misturar com uma espátula. Esta é a massa de pão de ló.
6- Coloque a massa de pão de ló na assadeira untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido para assar. A massa deve estar espalhada por igual na assadeira.
7- Em seguida, lave os morangos com água filtrada, reserve 4 inteiros – os mais bonitos -, descarte a folhinha verde dos restantes, corte-os ao meio ou em 3 pedaços se estiver muito grande e reserve. O sentido do corte deve ser horizontal, como se estivesse cortando-os em rodelas.
8- Quando a massa estiver assada – faça o teste do palito e veja se ela está soltando das bordas como mostra a foto abaixo -, retire do forno, espere uns 2 minutos e comece a montar.

Montando o rocambole
9- Com uma colher de sopa, coloque o chantilly no centro da massa, ao comprido, formando uma linha central. Deixe sobrar um pouco do chantilly, equivalente a 4 colheres de chá, para dar o acabamento final. Coloque os morangos cortados por cima e una as laterais da massa, como se estivesse fazendo um túnel. Você não vai enrolá-la. É uma tarefa que precisa de bastante atenção. Depois, vire o rocambole no prato que vai servir como se estivesse desenformando um bolo e acabe de moldá-lo com as mãos pressionando as laterais, para que ele fique mais redondinho, como um cilindro.
10- Coloque o rocambole e o chantilly reservado na geladeira por 10 minutos para refrigerar. Retire, pegue 4 colheres de chá de chantilly e faça 4 bolinhas em cima do rocambole. Enfeite com os morangos inteiros e polvilhe com o açúcar refinado ou impalpável. No nosso caso, sobraram alguns morangos e utilizamos para enfeitar a lateral do prato. Volte à geladeira e só retire na hora de servir.

#DicaDaTia: você pode fazê-lo pela manhã e servir à noite, sem problemas.

rocambole_de_morangos_frescos_com_chantilly_1
Massa já assada soltando da forma

 

rocambole_de_morangos_frescos_com_chantilly_3

 

rocambole_de_morangos_frescos_com_chantilly_4

  • Pingback: Menu de Natal #8 « Segredos da tia Emilia

  • Pingback: Menu da Semana | Segredos da tia Emilia

  • Pingback: Menu Dia dos Namorados #1 | Segredos da tia Emilia

  • Que receita maravilhosa! E simples também! Mas tenho uma dúvida, sempre que vou bater o creme de leite fresco para fazer chantilly, nunca consigo chegar ao ponto, pois fico com medo dele virar manteiga. Já teve vezes que bati por uns 10 minutos e tinha firmado um pouco, como um chantilly em picos moles, mas não firme a ponto de confeitar, então preferi parar do que perder. E olha que coloquei o chantilly no freezer, os batedores e até a tigela, também coloquei uma bacia com gelo por baixo do bowl para bater e mesmo assim não consegui. Minha duvida é quanto tempo devo deixar batendo na batedeira? Sei que varia muito de batedeira e de quão gelado está o creme de leite, mas na batedeira de vocês, que inclusive é parecida com a minha, vcs deixam por quanto tempo?
    Obrigada, bjs!

    • Raysa,
      Tudo bem?
      Acho que depende também da marca do creme de leite que vc usa. Gosto de usar o Tyrolez ou o Balkis o Vigor era maravilhoso mas infelizmente não se acha mais para comprar.
      Não tenho um tempo especifico, acho que 10 minutos é uma base….. vc coloca o creme de leite no freezer por uns 20 minutos antes começar a bater?
      Vamos falando para ver o que acontece com o seu chantilly.
      Outra dica para essa receita. Quando tudo der certo, massa e chantilly, na hora de enrolar vc na verdade só une as duas pontas, veja no filme, não dá para enrolar. As pontas ficam unidas e depois que vc virar ajeite com as mãos para ficar no formato de rocambole.
      Bjs!

  • Semana passada fiz essa receita da massa mas em forma de bolo, e para a cobertura usei o chantilly. Fiz meia receita de chantilly (aprox 300 ml), fiz tudo nos conformes, creme bem gelado, bowl e batedor no freezer, etc etc, e deu ponto em aproximadamente 8 min, parando de 2 em 2 e deu ponto excelente! Coloquei no saco de confeitar e ficou perfeito! Obrigada pelas recomendações!
    É questão de paciência e jeito! Rs

  • Olá, só passei por aqui para lhe dar os parabéns pelo seu blog! Estava procurando uma receita de rocambole de morangos e acabei entrando no seu blog, adorei a receita (com certeza vou experimentar…), bem explicada, ótimas fotos, mas, principalmente adorei o seu video, a forma como você mostra a confecção do prato é ótima! Sem blá,blá,blá… e mesmo assim, muito didática. Devo confessar que não sou de postar comentários em blogs, mas o seu realmente merece! Mais uma vez, parabéns! Bjos

    • Olá Bete
      Obrigada!!!
      O rocambole é bem gosotso, você vai gostar, veja o detalhe na hora de enrolar pq na verdade vc une as laterais, não enrola.
      Bjs!
      Emília

  • Oi. Emilia, tudo bem? Fiz o rocambole neste fim de semana e foi um sucesso!! só quero tirar uma dúvida: o açúcar cristal da massa pode ser substituido pelo refinado? bjos

    • Ola Bete,
      Tudo bem,
      Bom saber que foi sucesso!!!
      Pode substituir pelo refinado.
      Bjs!

  • Essa receita de pão de ló é ótima, mas esperava que a massa pudesse ser enrolada e nao apenas poder unir as pontas. Afinal rocambole é enrolado. Valeu a dica, mas procuro o rocambole tradicional, enrolado.

    • Rosana,
      Tudo bem?
      Pode enrolar se quiser, é que para esse tipo de recheio é melhor unir ao pontas, se quiser enrolar terá que colocar menos recheio senão ele sairá pelas extremidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*