Rocambole de chocolate com chantilly

Do Livro Larousse do Chocolate

Vai precisar de...

Para a massa
20g de manteiga
4 ovos
125g de açúcar refinado
90g de farinha de trigo
30g de chocolate em pó sem açúcar (do padre)
Manteiga para untar a assadeira

 

Para o recheio
300ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar refinado

Vamos começar

1- Unte com manteiga uma assadeira de 25x35cm, coloque papel manteiga por cima e unte novamente. Reserve.
2- Coloque o creme de leite fresco no freezer por 20 a 30 minutos para bater em chantilly. Enquanto isso, prepare a massa.
3- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
4- Em uma tigela, coloque os ovos e o açúcar. Coloque a tigela em uma panela com água, em fogo médio – a tigela não deve encostar na água, apenas aquecer com seu calor. Retire a parte de cima da batedeira e bata os ovos e açúcar no próprio banho-maria, até que fique um creme esbranquiçado e engrosse, por cerca de 3 minutos. Veja como fizemos no filme.
5- Quando estiver no ponto, retire a mistura do banho-maria, coloque na vasilha da batedeira e acople sua parte de cima para continuar batendo, agora em velocidade alta, até esfriar.
6- Derreta a manteiga em fogo baixo e reserve. Peneire a farinha de trigo e o chocolate em pó.
7- Quando a mistura da batedeira estiver fria – você saberá colocando a mão na parte de fora da tigela -, acrescente o chocolate em pó e a farinha de trigo aos poucos. Quando estiver quase toda batida, retire e termine de misturar na mão. Acrescente a manteiga derretida e misture novamente até ficar uniforme.
8- Coloque na forma untada com papel manteiga e espalhe a massa para que fique uniforme. Leve ao forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos ou até que comece a soltar as bordas.
9- Até aqui, o creme de leite fresco já deve estar no freezer a mais de 20 minutos. Retie-o do freezer e coloque-o para bater na batedeira com 2 colheres de sopa de açúcar. Não esqueça de lavar os batedores. Bata até dar ponto de chantilly.
10- Na pedra da cozinha, coloque um pano de prato limpo e polvilhe com açúcar refinado para formar uma fina camada. Quando a massa estiver pronta, retire do forno e vire por cima do pano de prato com açúcar. Retire o papel manteiga e recheie com o chantilly. Enrole com a ajuda do pano de prato e transfira para o prato de servir. Polvilhe com cacau em pó. Coloque na geladeira até a hora de servir e bom apetite!

 

rocambole-de-chocolate-com-chantilly-1

rocambole-de-chocolate-com-chantilly-4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*