Sopa de brócolis com gorgonzola

 

Vai precisar de…
2 brocolis tipo ninja
1 alho poró
1 batata
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite de oliva + 2 para pincelar a baguete
40g de manteiga
1,5 litros de caldo de carne
120g de queijo gorgonzola
1 xícara de creme de leite fresco
Galhos de salsa para enfeitar
1 baguete para fazer torradas
1 colher de cafezinho de sal
1 colher de cafezinho de pimenta moída

 

Vamos começar!
1- Lave e pique o alho-poró e a cebola. Descasque a batata e corte-a em cubos. Separe o brócolis inteiro em flores.
2- Em uma panela, em fogo médio, aqueça 2 colheres de azeite de oliva e a manteiga. Quando a manteiga derreter, coloque cebola, alho-poró e batata. Mexa e deixe em fogo médio por 5 minutos.
3- Assim que colocar a cebola, o alho poró e a batata, coloque o caldo da carne para esquentar em outra panela, em fogo alto.
4- Depois dos 5 minutos, despeje o caldo de carne já quente nas batatas e adicione pimenta. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 8 minutos.
5- Adicione as flores de brócolis e deixe cozinhar durante cerca de 3 minutos, agora com a panela destampada.
6- Desligue o fogo, coloque o queijo gorgonzola, tampe a panela e deixe o queijo derreter. Nesse tempo, a sopa irá esfriar para que você possa bater no liquidificador.
7- Aproveite este tempo para preparar as torradas. Corte a baguete em fatias de 2 dedos de espessura e pincele os dois lados com azeite de oliva. Coloque-as em uma grelha, em fogo médio, e deixe dourar dos dois lados. Reserve.
8- Neste momento, a sopa já estará morna. Coloque-a aos poucos no liquidificador e bata até virar um creme. Passe na peneira, coloque de volta na panela, em fogo médio, e acrescente o creme de leite fresco e uma colher de cafezinho de sal. Espere ferver e está pronto!

Você pode enfeitar sua sopa com folhas de salsa, 1 colher de chá de azeite de oliva ou um fio de creme de leite fresco. Sirva com as torradas grelhadas e bom apetite!

sopa-de-brocolis-e-gorgonzola_5

sopa-de-brocolis-e-gorgonzola_6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*