Creme de couve-flor

Para um jantar super saudável ou para servir em pequenas combuquinhas como entrada em jantares e almoços, este creme de couve-flor é muito gostoso!

 

Vai precisar de…
500g de cebola
1 alho poró
1 cabeça de couve-flor (equivale a 300g)
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 litro de água quente
2 dentes de alho
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite de oliva
3 colheres de cafezinho de sal
1 colher de cafezinho de pimenta moída

 

Vamos começar!
1- Corte a couve-flor ao meio. Metade dela você irá separar em flores de tamanho médio; a outra metade, você irá repartir em flores bem pequenas. Veja o tamanho no filme.
2- Descasque e corte as cebolas em fatias finíssimas; corte o alho poró em fatias finíssimas; descasque os dentes de alho e mantenha-os inteiros.
3- Coloque tudo em uma panela com a metade da couve-flor cortada em flores maiores e reserve as flores pequenas para depois. Acrescente o azeite de oliva, a manteiga, o sal e a pimenta e deixe em fogo baixo até murchar, por 20 minutos, com a panela tampada. Mexa de vez em quando.
4- Enquanto isso, coloque 1 litro de água para ferver. Quando passar os 20 minutos da sopa no fogo, acrescente a água quente e aumente o fogo para temperatura média. Deixe ferver por 10 minutos com a panela tampada.
5- Desligue, espere esfriar, bata a sopa no liquidificador e passe-a na peneira.
6- Depois, volte a sopa à panela, acrescente o creme de leite fresco, teste o sal e coloque a outra metade da couve-flor separada em flores pequenas. Deixe ferver por 15 minutos em fogo médio ou até que a couve-flor esteja cozida. Bom apetite!

creme-de-couve-flor-1

creme-de-couve-flor-3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*