Pasta alla Norma

A pedidos de Arthur Carvalho, Pasta alla Norma! Típica da região da Sicilia, na Itália. Baseada no livro Cucchiaio Dárgento.

 

Vai precisar de…
200g de massa
1 lata de pomodori pelatti
100g de ricota
2 berinjelas roxas pequenas cortadas em rodelas
1 dente de alho
1/2 xícara de azeite de oliva para fritar as berinjelas + 2 colheres de sopa para o molho de tomate
Folhas de manjericão
Sal para salpicar as berinjelas, 2 colheres de cafezinho para cozinhar a massa e 1 colher de cafezinho para o molho de tomate
1/2 colher de cafezinho de pimenta moída

 

Vamos começar!
1- Corte a berinjela em rodelas, salpique-as com sal e deixe descansar por 30 minutos. Não temos uma quantidade exata de sal, coloque o suficiente para que todas tenham uma finíssima camada de sal por cima.
2- Aproveite esse tempo para cortar o tomate e a ricota grosseiramente e colocar água em uma panela, em fogo baixo, para cozinhar a massa. Deixe a panela tampada.
2- Depois dos 30 minutos, coloque as berinjelas em uma peneira e passe água corrente rapidamente para lavar e tirar o sal. Seque-as com um pano de cozinha.
3- Em uma frigideira, em fogo médio, coloque 4 colheres de sopa de azeite de oliva e espere 1 a 2 minutos para esquentar. Coloque as rodelas de berinjela sem que se sobreponham. Frite-as até que comecem a ficar douradas. Cuidado para não queimar. Retire com uma pinça, coloque-as em um recipiente forrado de papel toalha e reserve-as cobertas com papel toalha para manter o calor.
4- Enquanto isso, em outra panela, em fogo baixo, coloque duas colheres de sopa de azeite de oliva e o dente de alho. Quando o alho ficar dourado, retire-o e adicione os tomates picados grosseiramente, 1 colher de cafezinho de sal e 1/2 colher de cafezinho de pimenta moída. Deixe a panela tampada e mantenha em fogo baixo enquanto prepara a massa.
5- Aumente o fogo da água para alto e espere ela ferver. Então, coloque 2 colheres de cafezinho de sal e a massa para cozinhar. Veja o tempo de cozimento na embalagem. Quando estiver cozida, escorra e coloque no prato de servir. Coloque por cima da massa metade do molho de tomate, metade da ricota, folhas de manjericão, toda a berinjela,  o restante do molho de tomate e ricota. Bom apetite!

#DicaDaTia: quando for colocar os tomates na panela, na etapa 4, retire por alguns segundos a panela do fogo para que o azeite não espirre em você.

Berinjelas salpicadas de sal e descansando por 30 minutos
Berinjelas salpicadas de sal e descansando por 30 minutos

pasta_alla_norma_2

Como a berinjela deve ficar depois dos 30 minutos
Como a berinjela deve ficar depois dos 30 minutos
Berinjelas depois de fritas no azeite de oliva: levemente douradas
Berinjelas depois de fritas no azeite de oliva: levemente douradas

pasta_alla_norma_6

pasta_alla_norma_8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*