Bolo de banana de Áurea

Um bolo pequeno e leve, ótimo para quem não tem muita gente em casa ou mora sozinho. Se quiser fazer em maior quantidade, é só dobrar a receita. Só não esqueça de colocar em uma forma maior :)

Serve de 4 a 6 pessoas

 

Vai precisar de…
4 bananas nanicas bem maduras
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar fino
3 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar cristal para caramelar a forma

Utensílio
Você vai precisar de uma forma com 16cm de diâmetro com 10cm de altura.

 

Vamos começar!
1- Coloque a 1/2 xícara de açúcar cristal na forma e deixe derreter na boca do fogo em fogo baixo, até caramelar. Veja no filme como caramelar uma forma. Fique atento, pois o açúcar pode queimar primeiro embaixo sem que você perceba.

#ObsDaTia: se você não tem prática em caramelar formas, deixe do seu lado mais de um pano de prato para revezar e luvas de silicone. Assim, quando o que estiver manuseando esquentar, é só trocar por outro ainda em temperatura ambiente e não irá se queimar.

2- Quando a forma estiver toda caramelada, tire do fogo para o açúcar endurecer. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
3- Corte as bananas em fatias ao comprido e forre a forma por cima do caramelo endurecido. Nós cortamos cerca de 4 fatias por banana. Veja como fizemos no filme.
4- Separe as claras das gemas colocando as claras na tigela da batedeira e as gemas em um recipiente para misturar os ingredientes. Bata as claras em neve.
5- Enquanto isso, coloque no mesmo recipiente das gemas o açúcar fino, a manteiga, a farinha de trigo e o fermento e misture com o auxílio de uma espátula. Acrescente também as claras quando batidas em neve e misture suavemente.
6- Coloque essa mistura na forma forrada de bananas e leve ao forno para assar por 45 a 50 minutos. Faça o teste do palito para ver se está bom. Desenforme e está pronto!

Guia de como tirar açúcar endurecido da forma!

Forma caramelada
Forma caramelada
Forma caramelada e forrada com banana
Forma caramelada e forrada com banana
Sua banana deve estar assim
Sua banana deve estar assim

bolo_de_banana_4

  • Eu fiz a recita e achei muito boa,agora gostaria de saber se vc tem a receita do bolo de banan em rodela na propia massa? abraços,
    carol

  • Trilha sonora maravilhosa ,nos inspira a cozinhar feliz!!
    Receitas ainda mais maravilhosas. Facieis e gostosas!!

    • Que delícia de mensagem, Solange!! Nada melhor do que cozinhar ao som de uma bela canção, não é? :) Beijo grande!!

  • Oi!
    Adorei a receita do bolo de banana, que pretendo fazer por esses dias.
    A respeito dessa calda grossa direto na fôrma, também faço assim há anos, mas, confesso, que medo!!!
    Sempre tenho cuidados necessários, mas é isso aí!
    Bjs, Laurinha

    • Olá Laurinha! Tudo bem? Não tenha medo de caramelar a forma. Se deixar o açúcar em fogo baixíssimo e esperar ele derreter completamente, caramelar fica muito fácil e rápido! Ele estará tão líquido que irá escorrer rapidamente conforme você for virando a forma. Sem complicação :) Um beijo grande e mande foto do seu bolo!!

  • Ganhei um lindo cacho de banana de um amigo, que tem no quintal dele... em retribuição vou fazer este bolo de banana e dar-lhe de presente ! em 11:22 am

    Ganhei um lindo cacho de banana de um amigo, que tem no quintal dele… em retribuição vou fazer este bolo de banana e dar-lhe de presente !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*