Suflê de banana

Este delicioso suflê de banana para a sobremesa pode ser servido com sorvete de creme, iogurte ou outro de sua preferência.

Serve de 4 a 6 pessoas
Usamos um ramequin com 20cm de diâmetro

 

Vai precisar de…
4 a 5 bananas nanicas (d’agua) bem maduras
2 colheres de sopa de açúcar + 1 para o creme
1 colher de sobremesa de manteiga
2 ovos
1 xícara de leite
1 colher de chá rasa de fécula de batata ou maizena ou farinha de trigo
Manteiga para untar

Vamos começar!
1- Descasque as bananas. Se elas partirem por estarem muito maduras, não tem problema.
2- Coloque as 2 colheres de sopa de açúcar para derreter em uma panela, em fogo médio. Quando o açúcar estiver quase todo derretido, coloque a manteiga, espere derreter e coloque as bananas descascadas. Deixe até caramelar virando o lado depois que dourar. Veja no filme.
3- Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte um ramequin com manteiga e separe gemas e claras já colocando as claras na tigela da batedeira.
4- Enquanto as bananas caramelam, em uma panelinha, coloque 1 colher de sopa de açúcar, gemas, leite e fécula de batata. Mexa antes de ligar o fogo e em seguida leve ao fogo médio para cozinhar mexendo sempre, até que ele engrosse e fique com a consistência de um creme. Desligue o fogo e reserve. Veja no filme.

#DicaDaTia: se a banana estiver caramelando antes do creme ficar pronto, abaixe o fogo da banana e continue mexendo o creme até ele dar o ponto.

5- Com as bananas carameladas e o creme prontos, misture-os em uma vasilha e parta as bananas em pedaços de 3cm. Reserve.
6- Coloque as claras para bater em neve. Quando prontas, misture às bananas e coloque no ramequin untado. Leve ao forno pré-aquecido até que fique levemente dourado, o que deve durar 30 a 35 minutos. Está pronto! Sirva quente e imediatamente!

sufle-de-banana-1

sufle-de-banana-2

sufle-de-banana-3

sufle-de-banana-4

sufle-de-banana-5

  • Não conhecia esta receita, que me parece ótima!
    E quero fazê-la breve.
    Meu abraço e parabéns pelo Blog, que acho excelente!

    • Olá Laura, é muito gostosa para servir na sobremesa! Ou quando dá aquela fome e uma vontade de assistir filme no final de semana hehehehe
      Se fizer, conte pra gente e, se tiver vontade, mande foto que colocamos no Colocando em Prática!
      Beijos e obrigada pela mensagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*