Sonho de frutas do bosque

Depois que fizemos essa bela torta ficamos nos perguntando que nome dar a ela. Então, resolvemos perguntar a vocês no Facebook e no Instagram. O pessoal colocou a criatividade para funcionar e recebemos várias sugestões!! Este nome, sonho de frutas do bosque, foi sugerido por Lisa Tourinho no Facebook :) Obrigada a Lisa e a todo mundo que mandou mensagem!!

 

Rende para 6 pessoas

Vai precisar de…
Para o creme
2 xícaras de leite
1/2 xícara de chá de açúcar (equivale a 100g)
1 colher de sopa de amido de milho
2 gemas
1 fava de baunilha ou 1 colher de cafezinho de baunilha líquida

Para a massa
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de trigo
700g de frutas variadas: morango, blueberry, figo, uva sem caroço…

Utensílio
1 pirex ou forma de borda alta (usamos um pirex de vidro com 22cm de diâmetro e 11cm de altura)

 

Vamos começar!
1- Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo o pirex de vidro ou a forma de borda alta.
2- Pre-aqueça o forno a 180º.

Primeiro, prepare o creme
3- Abra a fava de baunilha ao meio, raspe o seu interior com uma faca e reserve. Veja como raspar a fava no filme.
4- Em uma panela, em fogo baixo, coloque o leite, a fava de baunilha e o que raspou dela para aquecer. Deixe até começar a ferver.
5- Enquanto isso, separe as claras das gemas (2 ovos do creme).
6- Em uma panela um pouco funda, coloque o açúcar e o amido de milho e misture sem ligar o fogo. Quando o leite começar a ferver, coloque-o também na panela funda, mexa e coloque as 2 gemas. Continue misturando sem parar até que fique homogêneo. Então, ligue o fogo em temperatura médio e espere começar a engrossar sem parar de mexer, até que fique na consistência de um creme. Desligue o fogo e reserve.

#ObsDaTia: não esqueça que o creme engrossa depois de frio, por isso, veja o ponto no filme.

Comece a fazer a massa
7- Separe as claras das gemas (4 ovos da massa) e já coloque as claras na tigela da batedeira. Bata as claras em neve.
8- Quando estiverem batidas em neve, continue batendo, coloque as gemas e deixe incorporar. Coloque o açúcar e deixe bater por 2 minutos. Coloque a farinha de trigo, bata por alguns segundo, desligue a batedeira e misture a massa delicadamente com uma espátula até que fique uniforme. Veja no filme.
9- Coloque-a no pirex untado e polvilhado e leve ao forno pre-aquecido por 40 a 45 minutos. Faça o teste do palito para ver se está bom.

#ObsDaTia: por termos assado a massa em um pirex de vidro,ela queimou um pouco no fundo. Se isso acontecer com você, não tem problema. Retire a parte queimada com uma faca e aproveite a massa! Veja como fizemos no filme.

10- Enquanto a massa assa, lave as frutas e corte-as em pedaços de tamanho parecido. O que nós fizemos: retiramos o talo dos morangos e cortamo-os na metade; retiramos o talo dos figos e cortamo-os em 8 pedaços. Deixamos as uvas e as blueberries inteiras. Em relação às quantidades, nós usamos 20 morangos, 2 figos, 25 uvas sem caroço e 25 blueberries e reservamos um pouco das frutas para finalizar a torta. Fica um bonito contraste!
11- Retire a fava de baunilha do creme já frio e misture-o às frutas cortadas.

Monte a torta
12- Depois da massa assada, espere 5 minutos e desenforme no prato que vai servir. Retire um pouco da massa da torta fazendo um buraco de cerca de 2cm de altura com muito cuidado para não furar a massa. Coloque o creme de frutas por cima e algumas das frutas reservadas para finalizar. Linda!!!! Conserve na geladeira ;)

#DicaDaTia: por ser uma torta com frutas fresquíssimas, ela dura apenas 2 dias.

sonho-de-frutas-do-bosque-1

sonho-de-frutas-do-bosque-2

sonho-de-frutas-do-bosque-3

sonho-de-frutas-do-bosque-4

sonho-de-frutas-do-bosque-6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*