Sopa de beterraba

De Ademar de Cicco

 

Você também pode fazer esta sopa com beterrabas assadas. Uma delícia para o jantar com torradas de leite ou em porções individuais de entrada em um jantar ou almoço.

Vai precisar de…
1 litro de caldo de carne ou legumes sem sal (fizemos com de carne)
3 beterrabas pequenas (equivale a 300g)
1 cebola grande (equivale a 200g)
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sopa de tomilho fresco
1/2 colher de cafezinho de pimenta moída

Vamos começar!
1- Corte as cebolas em fatias finas e coloque-as em uma panela com manteiga para amolecer sem dourar em fogo baixo por 15 minutos. Mexa de vez em quando.
2- Enquanto isso, descarte as pontas das beterrabas e corte-as em fatias finas.
3- Em uma panela, coloque o caldo de carne ou legumes para esquentar.
4- Quando a cebola estiver amolecida, coloque as beterrabas em fatias e deixe (refogar) por 5 minutos com a panela tampada mexendo de vez em quando.
5- Acrescente o caldo quente, o tomilho fresco e 1/2 colher de cafezinho de pimenta moída. Aumente o fogo para médio, tampe a panela novamente e deixe cozinhar até que as beterrabas estejam bem macias, por cerca de 20 minutos.
6- Quando estiverem cozidas, desligue o fogo, espere esfriar e bata tudo no liquidificador por 2 minutos (se seu liquidificador tem copo de vidro você pode bater ainda quente).
7- Volte a sopa à panela, acrescente o creme de leite fresco e deixe esquentar. Está pronta uma deliciosa sopa!

#DicaDaTia: se quiser, coloque o creme de leite fresco no freezer por 20 minutos. Retire, bata na batedeira até dar ponto de chantilly como fizemos no carpaccio de beterraba e coloque no meio da sopa servida. Fica lindo, você vai fazer sucesso! Enfeite com alguma erva em cima do creme batido para finalizar. Sirva morno ou frio, como preferir gostar.

sopa-de-beterraba-1

sopa-de-beterraba-2

sopa-de-beterraba-4

sopa-de-beterraba-5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*