Arroz de beterraba

Tem arroz mais natalino que esse? Uma receita para guardar para o Natal deste ano. Nutritivo para a criançada e delicioso para os adultos!

 

Vai precisar de…
300g de beterraba
1 xícara de arroz
2 colheres de sopa de óleo
1/2 cebola picada
2 dentes de alho
3 colheres de cafezinho de sal
1 xícara da água do cozimento da beterraba

Vamos começar!
1- Lave bem as beterrabas e coloque-as inteiras em uma panela com água, em fogo alto. Tampe a panela e deixe por cerca de 1h, até que elas fiquem mais amolecidas e a casca solte facilmente com garfo e faca. Apesar de amolecidas, elas ainda estarão firmes.
2- Enquanto isso, pique a cebola e esprema os dentes de alho. Aproveite e já coloque-os na panela que vai cozinhar o arroz e espere a beterraba ficar pronta.
3- Depois que as beterrabas cozinharem, reserve a água do seu cozimento e coloque-as em um prato. Retire a casca com o auxílio de um garfo e uma faca, corte-as em pedaços e coloque no liquidificador com 4 conchas da água de seu cozimento. Bata até ficar um creme.
4- Em seguida, coe este creme e separe 2 xícaras. Caso não dê 2 xícaras, coloque mais água do cozimento. Reserve e vá para a panela do arroz.
5- Acrescente à panela com cebola e alho o óleo e o arroz. Esquente em fogo médio/baixo até que o arroz fique esbranquiçado. Coloque para esquentar ao mesmo tempo e em outra panela, o caldo da beterraba.
6- Quando o arroz estiver esbranquiçado, coloque as 2 xícaras do caldo da beterraba quente e deixe cozinhar em fogo baixo/médio por mais 3 minutos.
7- Em seguida, coloque 3 conchas do caldo do cozimento da beterraba, 3 colheres de cafezinho de sal e deixe a panela destampada e cozinhando por 20 minutos.
8- Em seguida, abaixe todo o fogo, tampe a panela e deixe terminar o cozimento por mais 5 minutos. Desligue o fogo e está pronto! Sirva quente e bom apetite!

arroz-de-beterraba-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*