Peito de frango a Julienne

Do livro Especialidades Francesas

Esse frango é muito gostoso e fácil de fazer! Acompanha maravilhosamente bem uma massa passada na manteiga e queijo parmesão, arroz com sálvia, cebola gratinada, purê de batata com mandioquinha, couve-flor gratinada, suflê de queijo etc.

 

 

Vai precisar de…
3 peitos de frango
2 colheres de sopa de manteiga, sendo 1 para os legumes e 1 para os frangos
3 colheres de sopa de vinho branco
1 cenoura
1/2 talo de salsão (aipo)
1/4 de talo de alho poró
1/2 colher de cafezinho de pimenta branca para os peitos de frango
1 colher de cafezinho de sal para os peitos de frango
1/2 colher de cafezinho de sal para os legumes
1 pitada de pimenta branca para os legumes
1 limão para lavar os frangos

 

Vamos começar!
1- Lave os frangos com limão por 5 minutos, depois lave em água corrente e reserve. Coloque uma travessa no forno em temperatura baixa para aquecê-la.
2- Faça um corte longitudinal nos peitos de frango, como mostra o filme, para poder colocar os legumes dentro, sem abrir suas laterais.
3- Misture 1 colher de cafezinho de sal com 1/2 colher de pimenta branca e tempere os peitos de frango. Deixe-os descansar no tempero enquanto fatia e refoga os legumes.
4- Corte em tiras finas o salsão, a cenoura e o alho poró. Como a cenoura é comprida, corte-a ao meio depois de fatiada.
5- Coloque 1 colher de sopa de manteiga em uma frigideira, em fogo médio. Quando a manteiga derreter, acrescente os legumes, tempere com sal e pimenta e deixe dourar levemente, até que fiquem macios. Deve durar cerca de 10 minutos. Mexa de vez em quando.
6- Quando estiverem prontos, coloque os legumes dentro dos peitos de frango com uma colher de sopa.

#ObsDaTia: sempre existe variação na espessura dos peitos. Para os de espessura maior, coloque mais legumes para que a quantidade de legumes fique proporcional.

7- Em outra frigideira, coloque a colher de sopa de manteiga restante em fogo alto. Quando ela estiver bem quente, começando a dourar, coloque os frangos recheados para dourar, um ao lado do outro. Vire os lados.
8- Retire a travessa aquecida do forno e coloque os frangos prontos. Imediatamente coloque o vinho branco na frigideira em que fez o frango e deixe reduzir por 30 segundos. Regue o frango com este molho e sirva imediatamente!

#DicaDaTia: a receita original deste prato é feita com vinho tinto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.