Moqueca de camarão de meu pai René

Chegamos na Bahia para o Natal carregadas de saudade, comidas e azeite de dendê! Embaixo da mangueira, no forno à lenha, fizemos a moqueca de camarão de meu pai, Renezão, que era um grande craque na cozinha! Sua moqueca não leva leite de coco, o que a deixa muito, muito leve!

Acompanha maravilhosamente bem pirão de leite de coco e arroz branco.

 

 

Vai precisar de…
400g de camarão tratado
3 dentes de alho
1 colher de chá rasa de sal
1 tomate pequeno
1 cebola pequena
1 colher de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sobremesa de coentro picado
1 colher de sobremesa de pimentão picado
2 colheres de sopa de azeite de oliva para temperar o camarão + 7 colheres de sopa
2 colheres de chá de azeite de dendê
1/2 colher de chá de suco de limão para finalizar

 

Vamos começar!
1- Trate os camarões e coloque-os em uma tigela com água e 1 limão espremido por 5 minutos para lavar. Escorra e reserve.
2- Amasse os dentes de alho e 1 colher de chá rasa de sal em um pilão até virar uma pasta. Misture aos camarões com 2 colheres de sopa de azeite de oliva e reserve.
3- Lave e pique: salsa, coentro, cebolinha, cebola, tomate (retire as sementes) e pimentão e coloque em uma panela com 7 colheres de sopa de azeite de oliva e 2 colheres de chá de azeite de dendê. Deixe em fogo médio até os temperos murcharem bem (isso se chama rechear), veja no vídeo.
4- Em seguida, coloque os camarões temperados na panela com os temperos murchos, mexa e tampe. Quando começarem a mudar de cor (não irá demorar), coloque 3 colheres de sopa de água e tampe a panela novamente. Quando estiverem rosados, espere 3 minutos, coloque o sumo do limão e sirva borbulhando!

moqueca_de_camarao_de_meu_pai_1

 

moqueca_de_camarao_de_meu_pai_2

 

moqueca_de_camarao_de_meu_pai_3

 

moqueca_de_camarao_de_meu_pai_4

  • ai que delicinha Emília…quase que sinto o chiero do coentroe e dendê aqui na minha cozinha;;;adoro..sabe que tneho uma tia querida que mora na Barra (BA) E AI…saudadessssssssssssssssss…obrigada querida,por dividir aqui,não uma receita; mas um carinho de família!!!!!

    Boa Festas..
    Divânia

  • Pingback: Pirão de leite de coco « Segredos da tia Emilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*