Coquetel de camarão

Do Giallo Zafferano

 

 

Vai precisar de…
700g de camarão já tratado
1 alface americana

Para o molho
1 pequeno cálice de conhaque (base de 2 colheres de sopa)
200g de maionese (4 colheres de sopa bem cheias)
1 colher de chá de molho inglês
1 xícara de cafezinho de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de ketchup
1 colher de sobremesa de mostarda dijon

 

Vamos começar!
1- Coloque o camarão em um recipiente com água suficiente para cobrí-lo e 1 limão espremido e sua casca por 5 minutos para lavar.
2- Lave as folhas de alface com água filtrada e 1 colher de sopa de vinagre. Deixe de molho por alguns minutos, depois descarte a água e passe água filtrada novamente. Coloque em outro prato para secar.
3- Quando der os 5 minutos do camarão na água com limão, lave-o em água corrente, coloque água em um cuscuzeiro destampado ou panela própria para vapor e deixe no fogo alto até a água começar a ferver – não coloque muita água para não transbordar.
4- Quando a água estiver fervendo, coloque os camarões e deixe cozinhar até ele mudar de cor. Prove e veja se esta macio e cozido. Retire-o do cuscuzeiro e reserve em um prato.
5- Misture todos os ingredientes do molho e misture ao camarão cozido, retirando 2 para enfeitar cada taça, se quiser.
6- Pegue as folhas de alface de dentro, que são mais brancas e crocantes, e corte-as em tiras. Deixe as folhas de fora, que são mais verdes, inteiras.
7- Forre a taça com alface, coloque o alface fatiado e crocante no fundo e a mistura de molho com camarão por cima. Enfeite sua taça com os camarões reservados e está pronto! Sirva frio.

#DicaDoGiallo: se quiser deixar o molho mais soft, bata o creme de leite na batedeira como para chantilly e depois misture delicadamente no molho.
#DicaDaTia: como não tínhamos conhaque, substituímos por Grand Marnier e ficou ótimo!
#DicaDaTia: na hora de comer, achamos mais prático não forrar a taça com folhas inteiras da alface pois fica difícil de cortar. Sugerimos forrar a taça com tiras de alface e, então, colocar o camarão por cima.
#DicaDaTia: não use camarão muito grande, ele deve ser do tamanho de uma mordida ou menor.

coquetel_de_camarao_1

 

 

coquetel_de_camarao_3

 

 

coquetel_de_camarao_7

 

 

coquetel_de_camarao_6
Uma outra forma de servir o coquetel é como uma pequena entradinha individual. Enfeite o prato com azeite e balsâmico e coloque 3 ou 4 camarões com molho em uma pequena folha de alface.

  • Não tenho cuscuzeira e nem panela para cozinhar no vapor como posso fazer?

    • Olá Gabriella, tudo bem? Você pode improvisar um cuscuzeiro com uma peneira de aço e uma panela. Coloque um pouco de água na panela e assente a peneira por cima com os camarões, sem deixar a água encostar neles. Isso irá funcionar :) Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.