Bacalhau encapado

De Mazzô França Pinto

Um prato muito bonito e saboroso para servir na Páscoa!

 

Vai precisar de…
Para o bacalhau
500g de batata (equivale a 3 batatas médias/pequenas)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 cebola pequena cortada em rodelas
1/4 de xícara de chá de azeite de oliva português
500g de bacalhau em lascas, sem pele e sem espinha
2 ovos batidos
+ 1 ovo para separar clara e gema
Sal, se necessário
Pimenta-do-reino
1 colher de sopa de salsa picada
1 pacote de massa folhada (usamos massa Arosa Folhada 25x40cm)

 

Vamos começar!
1- Um dia antes, na véspera de servir, coloque o bacalhau em uma vasilha coberto com água para dessalgar. Troque a água duas vezes neste processo. No dia seguinte, comece a preparar:
2- Descongele a massa folhada e pré-aqueça o forno a 200ºC. Descasque as batatas e corte-as em palitos médios – sugerimos colocá-las em uma vasilha com água depois de cortadas para que não escureçam. Pique a salsa e corte a cebola em rodelas finas.
3- Retire o bacalhau da água e escorra.
4- Em uma panela, em fogo médio, coloque a manteiga e espere derreter. Escorra as batatas e coloque-as na manteiga derretida com cuidado para não quebrar. Deixe por cerca de 20 minutos, até que estejam macias – se algumas estiverem mais al dente, não tem problema, pois irão para o forno. Você verá que quando começarem a dourar, vão grudar um pouco no fundo da panela. Mexa delicadamente com uma espátula para soltar.
5- Enquanto as batatas estão na manteiga, coloque outra panela, em fogo baixo/médio, a cebola e o azeite e deixe até amolecer. Em seguida, coloque o bacalhau e misture. Ele irá soltar bastante água. Deixe evaporar.
6- Enquanto a água do bacalhau seca, separe a clara da gema de 1 ovo e reserve. Quebre os outros dois ovos inteiros e bata-os até que fiquem bem espumados, como se fosse para fazer um omelete.
7- Quando a água do bacalhau tiver secado, abaixe o fogo e adicione as batatas com cuidado. Misture e acrescente os ovos batidos. Prove e coloque sal se necessário (nós não usamos), pimenta e salsinha picada. Deixe secar um pouco em fogo baixo, por cerca de 1 a 2 minutos e reserve. Está pronto o recheio.
8- Vire uma assadeira retangular para baixo e forre-a com papel alumínio. Unte bastante com manteiga e comece o processo de encapar o bacalhau. Este processo é importante ver no filme.
9- Abra a massa folhada na bancada da cozinha sem retirar o plástico que a envolve. Ponha a mistura de bacalhau bem no centro e em toda a extensão da massa, deixando as bordas livres para que você possa fechá-la.
10- Envolva o recheio com a massa, como um pacote comprido. Pincele as bordas com a clara de ovo para “colar” e vá fechando toda a massa. Com o auxílio do plástico da massa, vire-a e coloque na assadeira por cima do papel alumínio já untado.
11- Pincele o embrulho com a gema e faça quatro furos com um palito. Asse até dourar, por cerca de 45 a 50 minutos.

Enquanto assa, faça o molho
Para o molho
250ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de chá de estragão picado
1/2 xícara de cafezinho de suco de limão
1 colher de cafezinho de sal
1/2 colher de cafezinho de pimenta-do-reino

Vamos começar!
12- Pique a salsa e corte a cebolinha em rodelas bem finas.
13- Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe em banho-maria, em fogo baixo/médio, por 10 minutos. Está pronto!

14- Retire o bacalhau do forno quando estiver bem dourado. Com a ajuda de duas espátulas, veja se ele está solto do papel alumínio e transfira-o para um prato. Sirva com o molho a parte, acompanhado de salada de agrião ou rúcula. Delícia!!!!

Coloque a batata na água depois de cortada para não escurecer
Coloque a batata na água depois de cortada para não escurecer
Batatas prontas para colocar no bacalhau
Batatas prontas para colocar no bacalhau
Bacalhau dessalgando na água
Bacalhau dessalgando na água

bacalhau_encapado_7

bacalhau_encapado_6

bacalhau_encapado_10

bacalhau_encapado_14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*