Bocados de Bacalhau

De Nea

Para fazer este maravilhoso prato, os filés de bacalhau não precisam ser muito altos.

E, para quem não conhece, orzo (ou risoni) é uma massa feita com gran duro (massa de sêmola de trigo duro) que parece um arroz. Você pode colocá-la em sopas e diversos outros pratos. Fica uma delícia!

Serve de 4 a 6 pessoas

Vai precisar de…
1 xícara de orzo
350ml de azeite de oliva (deve ser o suficiente para cobrir o bacalhau) (deste azeite, você irá usar 120ml para refogar a cebola e 150ml para finalizar o prato)
650 a 700g de filé de bacalhau
2 cebolas grandes (equivalente a 400g)
2 batatas grandes (equivalente a 300g)
2 colheres de sopa bem cheias de salsa
10 azeitonas verdes sem caroço
10 azeitonas pretas portuguesas (opcional)
15 tomates cereja
1 colher de cafezinho de sal para cozinhar as batatas + 1 para cozinhar a massa

Vamos começar!
1- Deixe o bacalhau de molho e imerso em um recipiente com água por 24 horas. Troque a água de 3 a 4 vezes durante este tempo.
2- Depois das 24h, coloque-o imerso no azeite de oliva em outro recipiente por mais 24 horas. Não descarte esse azeite, pois você irá usá-lo durante o preparo.

#ObsImportanteDaTia: Teste o sal do bacalhau antes de começar a prepará-lo, pois cada bacalhau tem um nível de sal diferente. O nosso tinha uma espessura de 4 a 5cm e 24 horas na água e mais 24 horas no azeite de oliva foram suficientes para dessalgá-lo. Lembre-se que o sal do bacalhau é o que irá salgar o resto do prato, pois os outros ingredientes praticamente não têm sal.

Depois das 48h na água e azeite, comece a prepará-lo
3- Pique a cebola e a salsa, descasque e corte as batatas em cubos de 0,5cm e corte as azeitonas em rodelas grossas (cada azeitona dará de 3 a 4 rodelas). Se quiser, já separe as quantidades do azeite de oliva com o auxílio de uma concha e um copo-medida.
4- Logo depois que cortar as batatas, coloque-as em uma panela pequena com água e 1 colher de cafezinho de sal para cozinhar. Não demore de colocá-las na água para não escurecerem.
5- Enquanto as batatas cozinham, coloque 120ml do azeite de oliva dormido do bacalhau e a cebola picada em uma panela, em fogo médio. Mexendo de vez em quando, deixe (refogar) até a cebola ficar bastante amolecida e levemente dourada. Veja o ponto no filme.
5- Quando a cebola estiver no ponto, desligue o fogo e reserve. Quando a batata estiver cozida, escorra e coloque na panela da cebola junto com a salsa picada, os tomates inteiros e as azeitonas. Não mexa.
6- Em outra panela, coloque bastante água para ferver em fogo alto. Você pode colocar essa água para ferver antes da cebola ficar pronta. Quando estiver fervendo, coloque o orzo e 1 colher de cafezinho de sal. Deixe cozinhar o tempo que manda na embalagem, até que a massa fique cozida.
7- Enquanto a massa cozinha, coloque uma frigideira antiaderente para esquentar em fogo alto. Quando ela tiver bem quente, coloque o bacalhau para grelhar dos dois lados, até que fique levemente dourado e forme uma casquinha do lado de fora.
8- Quando a massa estiver cozida, escorra, coloque na panela da cebola e mexa delicadamente para misturar todos os ingredientes. Reserve e continue preparando o bacalhau.
9- Quando o bacalhau estiver levemente dourado dos dois lados, com o auxílio de um garfo e uma faca comece a desfazê-lo em nacos grandes ainda na frigideira e com o fogo ligado. Transfira-o para a panela da cebola e misture delicadamente.
10- Acenda o fogo da panela em temperatura baixa e coloque mais 150ml do azeite de oliva dormido. Misture e deixe por 10 minutos.
11- Desligue o fogo, tampe a panela e deixe por, pelo menos, 30 minutos descansando no calor antes de servir. Na hora de servir, esquente novamente e leve à mesa. Bom apetite!

Guias Úteis
– Como saber se uma chapa está quente

bocados-de-bacalhau-2
Orzo
bocados-de-bacalhau-3
Cebola na panela refogando com azeite de oliva
bocados-de-bacalhau-4
As batatas em cubos já cozidas
bocados-de-bacalhau-5
Cebola pronta e reservada com batatas, salsa, azeitonas e tomates inteiros
bocados-de-bacalhau-6
Agora, com a massa cozida
bocados-de-bacalhau-7
E por fim, com o bacalhau!

bocados-de-bacalhau-8

bocados-de-bacalhau-9
Uma foto de referência, para você ver o tamanho ideal do naco de bacalhau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*