Pasteizinhos de goiaba

Esses pasteizinhos são uma coisa para acompanhar cafezinho ou chá, beliscar na sobremesa, no café da manhã ou no lanche da tarde! Sugerimos que você compre uma goiabada cremosa de ótima qualidade, pois fará muita diferença no resultado final.

 

Rende de 25 a 30 pastéis

Vai precisar de…
100g de manteiga
100ml de vinho branco
1 1/2 colher de sopa de açúcar refinado
Quase 3 xícaras de farinha de trigo ou até que a massa solte de suas mãos
200g de goiabada cremosa
Açúcar refinado para passar nos pastéis depois de assados

Utensílios
Rolo de macarrão de abrir a massa
Um copo como 8cm de diâmetro para fazer os pastéis

 

Vamos começar!
1- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2- Em uma tigela, coloque a manteiga, o vinho e o açúcar e misture com uma espátula. Comece a colocar a farinha de trigo e misture com a mão até formar uma massa lisa que solte das mãos. Depois de pronta, deixe descansar por 15 minutos.
3- Unte uma assadeira com manteiga e coloque papel manteiga por cima.
4- Polvilhe a bancada da cozinha com farinha de trigo para abrir a massa. Veja se ela está completamente seca antes de colocar a farinha. Vá pegando pedaços da massa e abrindo com um rolo de macarrão. Use a boca de um copo ou aro com 8cm de diâmetro para fazer pequenos discos. Coloque o equivalente a 1 colher de cafezinho cheia de goiabada em uma das metades do disco e feche como um pastel. Veja no filme. Use os dedos para vedar completamente, não a goiaba irá vazar quando estiver no forno.

#ObsDaTia: a espessura da massa não deve ser fina, para que o pastel fique consistente; nem grossa, para que não fique grosseiro. Para ter referência, veja a espessura no filme.

5- Arrume os pasteis na assadeira com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 1h10. Quando estiverem assado, retire e coloque em um recipiente com açúcar refinado para que ele envolva o pastel de todos os lados.
6- Espere esfriar e guarde em pote bem fechado para não amolecer.

#DicaDaTia: saber o ponto exato do pastel não é fácil, pois ele não doura e muda suavemente do amarelado da massa crua para um esbranquiçado da massa assada. Deixe-o o tempo que indicamos no forno pré-aquecido e espere esfriar para provar. Se achar que a massa poderia assar mais um pouco mais, volte ao forno pré-aquecido por mais alguns minutos.

pasteis_de_goiaba_2

pasteis_de_goiaba_1

pasteis_de_goiaba_3

pasteis_de_goiaba_4

  • eu sempre fico na dúvida de que lado usar (como usar) o papel ,manteiga! porque que passa manteiga na assadeira e cobre?

    vi a receita hj e vim correndo fazer, depois eu conto se ficou bom! ;)

  • Oi Mari! Tudo bem?

    Acho que tanto faz o lado que você usa o papel manteiga.
    Colocamos papel manteiga quando não queremos que a manteiga tenha contato direto com o alimento. Com ele você assa os alimentos sem que grudem na assadeira e ficam mais sequinho.

    E aí? Como ficou o pastel? Se tiver foto, manda pra gente :D

    Beijos!

  • Pingback: BOLO DE ESPINAFRE | SCOMBROS

  • Pingback: Menu da semana | Segredos da tia Emilia

  • Boa tarde, parece realmente muito gostoso, mas esta massa posso colocar chocolate no recheio, ou um queijinho? beijos e obrigada.

    • Olá Luciana, tudo bem?

      Nós nunca fizemos o teste, mas vale a pena tentar! A massa é boa, chocolate e queijo são recheios deliciosos, não tem motivo para ficar ruim :)

      Sugerimos que você utilize chocolate em barra ou creme de avelã e que o queijo seja cremoso para que não endureça depois de frio.

      Se testar, conte pra gente como ficou!
      Queremos colocar em prática também :)
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*