Vôngoles gratinados (Amêijoas)

Do nosso querido amigo Eric Berland

Vongole (plural) é o nome italiano que se dá a amêijoas, que no Brasil são bastante conhecidos como vôngoles.
Em Salvador, vôngoles são chamados de chumbinho e catá-los na beira da praia é brincadeira de muitas crianças que moram ou passam férias na beira da praia :)

 

Rende de 6 a 8 porções

Vai precisar de…
700g de vôngoles fechados nas conchas
2 cebolas médias
2 xícaras de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga para a pasta de salsa e alho + 1 para refogar a cebola
250ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de salsa picada
2 dentes grandes de alho ou 4 pequenos
Farinha de rosca para polvilhar na hora de gratinar
1/2 colher de cafezinho de pimenta

 

Vamos começar!
1- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
2- Lave bem lavados os vôngoles em água corrente e reserve em um escorredor. Se tiver algum vôngole aberto, descarte-o. Nós encontramos 2.
3- Corte as 2 cebolas ao meio e depois em fatias bem finas e coloque-as dentro de uma panela.
4- Pique a salsa, esprema os dentes de alho e coloque-os em um recipiente. Acrescente 1 colher de sopa de manteiga e misture até formar uma pasta.
5- Na panela em que colocou a cebola, coloque 1 colher de sopa de manteiga e leve ao fogo baixo/médio por 10 minutos. Depois, coloque o vinho e os vôngoles, tampe a panela e espere até que as conchas se abram.
6- Quando as conchas abrirem, retire-as da panela com uma pinça para manter o caldo e a cebola na panela e coloque-as em uma vasilha. Mantenha o fogo ligado para o vinho reduzir e, em seguida, coloque o creme de leite fresco, a mistura de manteiga, salsa e alho e pimenta moída. Misture e deixe reduzir por mais 10 minutos.
7- Depois dos 10 minutos, desligue o fogo, retire os vôngoles das conchas com as mãos (usando luvas de procedimento, de preferência), coloque-os novamente na panela com o caldo e misture.
8- Com uma concha de molho, coloque uma pequena porção dos vôngoles em cumbuquinhas, polvilhe levemente com farinha de rosca e leve ao forno pré-aquecido para gratinar. Quando estiverem levemente dourados, retire e sirva imediatamente!

#DicaDaTia: nós não colocamos sal no nosso, por isso sugerimos que você prove os seus vôngoles e veja se precisa de sal.
#DicaDaTia: esta versão fica também muito boa com mexilhões ou lambreta, que você pode colocar para gratinar na própria concha. Os vôngoles são muito pequenos, por isso fizemos em cumbucas.

Conchas dos vôngoles abrindo
Conchas dos vôngoles abrindo
Vôngoles já abertos, prontos para sair da concha e voltar à panela
Vôngoles já abertos, prontos para sair da concha e voltar à panela

vongoles-gratinadas-4

Conchas vazias
Conchas vazias

vongoles-gratinadas-6

vongoles-gratinadas-7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*