Batata com shiitake

De Maria da Penha Melro

Um acompanhamento super gostoso, que você pode servir com bifes grelhados ou acompanhado de folhas de alface à parte.

 

Serve de 2 a 3 pessoas

Vai precisar de…
300g de batata (equivale a 3 batatas médias)
1 colher de sobremesa rasa de manteiga para a cebola + 1 para o purê
25ml de leite
100g de shiitake
2 cebolas médias
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal para cozinhar as batatas + 2 pitadas para a cebola

Vamos começar!
1- Rale o queijo parmesão. Lave e descasque as batatas. Corte-as em 2 e coloque-as em uma panela com água e 1 colher de chá de sal. Deixe em fogo alto com a panela tampada até que fiquem macias e cozidas.
2- Enquanto isso, lave e fatie as cebolas e os cogumelos.
3- Coloque em uma frigideira, em fogo médio/baixo, 1 colher de sobremesa rasa de manteiga, as cebolas fatiadas e 1 pitada de sal. Mexa de vez em quando para dourar por igual e para não pegar no fundo. Quando a cebola estiver dourada e amolecida, coloque os cogumelos fatiados e deixe até que eles fiquem amolecidos também. Continue mexendo de vez em quando para não pegar no fundo. Quando estiver pronto, desligue e reserve.

#DicaDaTia: durante este processo, fique de olho para ver se a batata já está cozida.

4- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
5- Quando as batatas estiverem cozidas (espete-as com um garfo para saber), escorra-as com o auxílio de uma peneira ou escorredor e coloque-as novamente na panela. Então, amasse-as com um amassador de batatas e acrescente 1 colher de sobremesa rasa de manteiga. Ligue o fogo em temperatura média e mexa até a manteiga derreter. Então, acrescente 25ml de leite e continue mexendo até incorporar. Está pronto seu purê de batata.

#DicaDaTia: se durante o processo de fazer o purê os shiitakes ficarem prontos (amolecidos e a cebola, bem dourada), desligue o fogo e reserve.

6- Quando o purê e as cebolas estiverem prontos, unte levemente um pirex com manteiga e forre-o com o purê. Em seguida, coloque por cima a cebola dourada com shiitake e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos ou até que o queijo derreta e está pronto!

#DicaDaTia: para quem tem pouca experiência na cozinha, vale lembrar que o processo de fazer o purê e da cebola ficar pronta é quase que simultâneo. Significa que você terá de ficar atento às batatas e às cebolas para não queimar no fundo, mas nada que seja difícil de fazer.

batata-com-shiitake-1

batata-com-shiitake-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*