Batata, cenoura e beterraba na chapa

Há 2 anos, ganhei o livro Sete Fogos de 2 jovens amigos, Thiago e Milena Tourinho. De lá para cá, Francis Mallmann é um dos chefs que mais me inspiram na cozinha, adoro o seu jeito de cozinhar: livre, fresco e saboroso. É dele as batatas dominó que fizemos e postamos aqui no Segredos.

Esta receita que trazemos hoje é do seu segundo livro, Terra de Fogos, do qual adaptamos o formato dos vegetais para facilitar a montagem.

Vai precisar de...

100g de batata
100g de beterraba
100g de cenoura
1/2 xícara de azeite de oliva
1 colher de cafezinho de sal
4 pitadas de pimenta moída

Vamos começar

1- Lave os vegetais (corte as extremidades da cenoura e da beterraba) e rale-os com casca na face grossa do ralador, a mesma que você utiliza para fazer batata palha. Não misture-os, pois eles irão separados para a chapa.
2- Coloque metade do azeite de oliva em uma chapa e aqueça-a em fogo alto até que fique bem quente.
3- Depois que a chapa estiver bem quente, faça nela dois círculos de batata, um círculo de cenoura ralada e outro de beterraba. Os círculos devem ter o mesmo tamanho. A cenoura e a beterraba murcham, enquanto a batata é o que dará sustentação ao prato.

#DicaDaTia: seja ágil ao colocar os legumes na chapa para que eles dourem ao mesmo tempo. Você pode fazer círculos imperfeitos e depois que tudo estiver na chapa, ajeitá-los com uma espátula. Não tem problema.

4- Tempere todos os círculos com sal (1 colher de cafezinho dividida para todos) e dê 1 volta do moedor de pimenta sobre cada um deles, o que equivale a 1 pitada em cada.
5- Quando a batata começar a dourar embaixo, regue os círculos com o azeite restante e comece a montar.
6- Com a ajuda de uma espátula larga, levante a cenoura e coloque sobre 1 círculo da batata. Se ela desmanchar, refaça o círculo com a espátula. Logo em seguida, coloque a beterraba por cima da cenoura e, por fim, o último círculo de batata. Você terá 4 camadas: batata, cenoura, beterraba e batata. Sirva imediatamente com carnes ou peixes e bom apetite!

Guias úteis
– Como saber se uma chapa está quente

DicaDaTia: se acontecer da cenoura ou beterraba começar a queimar antes da batata dourar, adiante um passo coloque-a por cima do círculo de batata.

ObsDaTia: no vídeo, nós esquecemos de regar os legumes antes de estarem sobrepostos. Pode seguir o que está escrito na receita: regar e depois colocar os discos um por cima do outro.

batata-cenoura-e-beterraba-na-chapa-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*