Brasato de fraldinha

Vai precisar de…

1.200k de Fraldinha (Usei a sem gordura)
1.200k de cebola
750ml de vinho tinto (1 garrafa da melhor qualidade que conseguir, geralmente é feito com vinho Barolo)
4 folhas de louro
1 colher de sopa de Azeite de Oliva
2 colheres de sopa de Manteiga
5 colheres de cafezinho de Sal
1 colher de cafezinho de Pimenta moída
2 galhos de Alecrim

Vamos começar…

1- Descasque e corte as cebolas em 4.
2- Coloque de véspera a fraldinha de molho no vinho, folha de louro e a cebola. Leve a geladeira até o outro dia. (Umas 12 horas)
3- No dia seguinte, retire a carne do vinho e em uma panela de borda bem alta, coloque a manteiga, o azeite e deixe esquentar bem. Em fogo alto, coloque a carne, 2 colheres de cafezinho de sal, deixe dourar bastante virando o lado de vez em quando até que fique com uma cor/casca dourada bem escura. Veja no filme. (base de 20 a 25 minutos)
4- Em seguida coloque as cebolas, o louro e o alecrim e deixe dourar junto com a carne mexendo de vez em quando, aos 25 minutos desse processo comece a colocar o vinho tinto aos poucos, 3 colheres de cafezinho de sal, a pimenta moída e espere até que as cebolas estejam macias e douradas. Conforme for pegando no fundo da panela vc coloca aos poucos o vinho e espera até que evapore, pegue no fundo outra vez e assim por diante. Esta etapa leva ao todo uns 50 minutos. Sempre em fogo alto.
5- Retire a carne e coloque numa travessa quente, em seguida, ainda em fogo alto, coloque o restante do vinho aos poucos esperando sempre secar e depois aos poucos também uns 150ml de água para soltar o queimadinho do fundo da panela sempre esperando ferver. Veja no filme.
Obs: É um prato que precisa de atenção e tempo para fazer mas vale a pena.

Acompanha um purê de batata e mandioquinha, batatas assadas com alecrim, polenta, batata gratinada, gnocchi de abóbora assada com laranja e sálvia…

Brasato-de-fraldinha1

Brasato-de-fraldinha2

Brasato-de-fraldinha3

Brasato-de-fraldinha4

  • Olá, vocês poderiam me dizer quem é a cantora, adora as trilhas dos vídeos.

    • Olá Isabela,
      A cantora é Roberta Simões, minha filha que além de cozinhar ela canta.
      Abraços,
      Emília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*