Risoto 4 queijos

Esse risoto é super leve! Você pode comê-lo puro, como prato principal, mas ele fica ótimo acompanhando uma salada, filé, frango etc.

Vai precisar de...

1 xícara de arroz carnaroli
1 cebola média picada
3 colheres de sopa de vinho branco
1 colher de sopa rasa de manteiga
1 colher de chá de queijo gorgonzola
1 colher de sopa de queijo gruyère ralado
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (reserve 1 colher para finalizar o prato)
1 colher de sopa de queijo tipo mascarpone
7 conchas de caldo de verdura*
2 colheres de cafezinho de sal

*#ObsDaTia: nós congelamos nossos caldos sem sal para dosar de acordo com a receita

 

 

Vamos começar

1- Pique a cebola, rale os queijos gruyère e parmesão e coloque o caldo de verdura para esquentar em fogo baixo. Do queijo parmesão, separe 1 colher de sopa para finalizar.
2- Em uma outra panela, coloque a cebola e a manteiga para amolecer em fogo médio/baixo por cerca de 15 minutos. Em seguida, coloque o arroz, mexa, espere 1 minuto, coloque o vinho branco e deixe evaporar.
3- Coloque 2 conchas do caldo de verdura, mexa, espere evaporar e vá colocando as conchas 1 a 1, até que o arroz esteja quase cozido. Veja a consistência no filme.
4- Quando já tiver colocado as 7 conchas de caldo e ele estiver quase cozido, acrescente os queijos, mexa delicadamente, espere derreter, acrescente o sal, mexa, desligue o fogo, polvilhe com a colher de sopa de queijo parmesão restante, tampe a panela por uns 2 minutos e sirva imediatamente.

#DicaDaTia: para esta quantidade de caldo e tempo de cozimento ele não fica al dente. Os grãos ficam mais macios, por isso a importância de você testar a consistencia do arroz para ficar ao seu gosto.
#DicaDaTia: este risoto é bem leve. Se você quiser um sabor mais forte de queijo, aumente as quantidades para: 3 colheres de sopa de gruyère, 6 de parmesão e 1 colher de sobremesa de gorgonzola e mantenha a mesma quantidade de mascarpone.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*