Frango no sal grosso

Essa receita pode te surpreender! Além de super fácil de fazer, você terá na mesa um frango leve, macio e úmido. Com purê de batata, arroz ou qualquer outro acompanhamento fica uma delícia!

Vai precisar de…
1 frango inteiro com 1,5kg
2 ramos de alecrim
2 ramos de tomilho
2 ramos de sálvia
2 dentes de alho
1 colher de cafezinho de manteiga
3kg de sal grosso
1 limão para lavar o frango
Água morna

Utensílios
1 assadeira ou pirex de borda alta

Vamos começar!
1- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
2- Lave todo o frango em água corrente, coloque-o em uma bacia ou panela funda, cubra-o com água morna e esprema 1 limão. Deixe na água com limão por 10 minutos.

#DicaDaTia: se não tiver água morna na pia da cozinha, coloque-o na água fria faltando um pouco para cobrí-lo, esquente um pouco de água no fogão e complete o montante.

3- Depois dos 10 minutos, retire o frango da água com limão, lave-o novamente em água corrente e seque-o com papel toalha por dentro e por fora.
4- Esprema os dentes de alho, misture à manteiga e lambuze toda a cavidade do frango. Em seguida, coloque também em sua cavidade as ervas frescas (alecrim, tomilho e sálvia).
5- Faça uma camada de 1cm de sal grosso no fundo da assadeira e coloque o frango no centro virado de lado. Ele deve ficar de lado para que suas pernas permaneçam fechadas e não penetre muito sal sem que seja necessário amarrá-las. Cubra o frango com o restante do sal grosso e leve ao forno pré-aquecido por 2 horas.

#DicaDaTia: ele deve ficar totalmente coberto no sal grosso, por isso a assadeira deve ter borda alta, e não precisa ser muito maior do que ele. Depois do frango posicionado de lado, a nossa passava cerca de 8cm dos lados e 1cm em cima e embaixo.

6- Retire-o do forno depois das 2h, quebre a camada dura e amarelada de sal grosso que irá se formar ao seu redor (utilize uma faca) e transfira-o para o prato de servir. Bom apetite!

Guias úteis
– Como lavar o frango com limão

Frango ainda coberto no sal grosso depois de ficar 2h no forno
Frango ainda coberto no sal grosso depois de ficar 2h no forno
Travessa depois de retirado o frango
Travessa depois de retirado o frango
Quantidade de sal que tiramos da travessa enquanto quebrávamos a camada dura de sal
Quantidade de sal que tiramos da travessa enquanto quebrávamos a camada dura de sal

frango-no-sal-grosso-5

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.