Picadinho

De Daniela e Nea

Quem não gosta de picadinho? Essa receita faz parte da nossa cultura e, sem dúvida, de boas lembranças de infância de muita gente! Picadinho com banana da terra frita, arroz, farofa de manteiga, batata doce crocante e caldinho de feijão é matador!

Vai precisar de...

1.200g de coxão mole limpo (chã de dentro)

3 cebolas médias

2 colheres de sobremesa de manteiga

3 dentes de alho

4 colheres de cafezinho de sal

1 colher de chá rasa de pimenta moída

2 tomates sem semente e picados

1 colher de chá bem cheia de extrato de tomate

1 colher de sopa cheia de salsa picada

Água quente (5 a 6 conchas)

100ml de vinho branco seco

24 ovos de codorna inteiros, cozidos e descascados

Vamos começar

1- Corte a carne em cubos de 2cm. No pilão, amasse o alho, o sal e a pimenta moída. Ficará como uma pasta. Misture na carne em cubos e reserve. Pique os tomates e a salsa e reserve.
2- Pique as cebolas e leve ao fogo médio em uma panela com 2 colheres de sobremesa de manteiga e deixe ficar bem dourada. Mexa de vez em quando.
3- Quando a cebola estiver dourada, adicione a carne temperada, ainda em fogo médio, espere secar todo o sumo que ela soltará e deixe-a ficar bem dourada. Mexa de vez em quando.
4- Enquanto isso, em uma panela separada, coloque água para esquentar.
5- Acrescente na carne já dourada: vinho, tomates picados, extrato de tomate e salsa. Abaixe o fogo, tampe a panela e mexa de vez em quando. Em aproximadamente 10 minutos o vinho irá secar e ficar no ponto como mostra no filme e a foto abaixo. Então, mantenha o fogo baixo e adicione 5 conchas e meia de água quente até cobrir a carne. Depois de colocar água, cozinhamos de 30 a 40 minutos. Se necessário, coloque mais água ao longo do cozimento e aos poucos. Quando a carne estiver macia, os temperos estiverem dissolvidos e com caldo, está no ponto certo!

6- Coloque os ovos de codorna em uma panela com água e deixe cozinhar por 10 minutos. Descasque e, perto da hora de servir, coloque dentro do picadinho e regue os ovinhos com o caldo.
Sirva quente!

#DicaDaTia: molhe os ovinhos na água para soltar toda a casca.

Os 3 estágios da carne na cebola até ficar dourada para acrescentar os outros ingredientes.

Com todos os ingredientes, até o vinho secar.
Depois do vinho seco, pronto para colocar água quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*